F5 Digital

Planetário da Univates realiza noite de observação da Lua na Estrelas do Conhecimento

Postado as 01/09/2023 17:18:39

Por Lucas George Wendt

F5 Digital

Com informações da assessoria de imprensa da Estrelas do Conhecimento

Na noite desta quarta-feira (30), durante evento educacional Estrelas do Conhecimento, realizado em Estrela ao longo desta semana, um fenômeno astronômico cativou a atenção dos participantes e entusiastas do espaço: a Superlua Azul. Realizada pelo Planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em colaboração com o Clube de Astrônomos Amadores de Lajeado, a observação da Super Lua Azul se tornou um momento memorável para todos os presentes.

A Superlua Azul é um acontecimento raro (o próximo só ocorrerá em 2037) que acontece quando uma segunda Lua Cheia em um mesmo mês se alinha com a órbita da Terra de forma a parecer maior e mais brilhante no céu noturno. Apesar do nome “azul”, essa denominação não se refere à cor da Lua, mas sim à sua natureza adicional e excepcional.

A Estrelas do Conhecimento, uma feira educacional conhecida por promover a exploração científica e tecnológica, ofereceu aos participantes a oportunidade única de testemunhar a Superlua Azul em sua plenitude.

A segunda edição da “Estrelas do Conhecimento” iniciou nesta segunda-feira (28), e ocorreu até esta quinta-feira (31), no Porto de Estrela. O evento é uma promoção do Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com patrocínio do Sicredi, Banrisul, BRDE, Tecnosom e Compasul.

Saiba mais sobre o Planetário

Conhecimento ao alcance de todos

O planetário da Univates é móvel e foi adquirido em 2014, por meio de fomento do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. Desde então já foram cerca de 20 mil pessoas atendidas por ele na Universidade, em feiras, visitas, itinerâncias em escolas, além de outras atividades envolvendo a comunidade.

O que é um planetário?

São espaços de ensino não formal, no qual acontecem atividades que promovem a  divulgação científica e que buscam aproximar o público da Astronomia, campo científico responsável pelo estudo do espaço e seus fenômenos. Planetários representam o céu terrestre, em geral o noturno, e por meio do auxílio de uma lente ou matriz em seu centro, os diferentes objetos celestes são projetados no teto em forma de cúpula numa perspectiva tridimensional.

Observadora

Representantes do Clube de Astonomia e da Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods