Psiquiatra fala sobre as consequências da Síndrome de Burnout em episódio do podcast Desenrola Aí

Postado as 31/08/2023 08:58:12

Por Lais Pontin Matos

Quinzenalmente são lançados, no Spotify e no YouTube, episódios do podcast Desenrola Aí, mais um canal criado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates para informar as pessoas sobre os assuntos e acontecimentos da atualidade. Conduzido por Natália Richter e Pietra Darde, o programa recebe convidados de diversas áreas para conversas repletas de reflexões e insights.

No último episódio que foi ao ar, Thricy Dhamer, médica psiquiatra e docente do curso de Medicina da Univates, falou sobre a Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional e as consequências que a doença pode trazer para quem é acometido por ela. Além disso, a professora também explicou quais medidas devem ser adotadas para que o trabalho não acabe virando um fardo na vida dos indivíduos. Confira o conteúdo abaixo.

O que é a Síndrome de Burnout?

Divulgação/Pexels

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho desgastantes.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho desgastantes e pode afetar profissionais de todas as áreas e idades. No entanto, é sabido que professores, policiais, agentes penitenciários, médicos e bombeiros, por exemplo, correm um risco ainda maior de desenvolver o transtorno devido às suas jornadas laborais agitadas e extenuantes.

Além da tensão emocional e do estresse crônico, as pessoas que sofrem com a síndrome também costumam apresentar sintomas como enxaqueca, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração e lapsos de memória. O tratamento para combater a doença deve ser realizado com um psicólogo ou psiquiatra, que pode prescrever terapia cognitivo comportamental e o uso de antidepressivos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Os episódios novos do podcast vão ao ar sempre às sextas-feiras. Para receber avisos de quando os conteúdos serão publicados, você pode clicar aqui e assinar gratuitamente nossa newsletter. Se quiser sugerir temas para os próximos programas, envie um e-mail para narede@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods