Voluntariado transformador: estudante compartilha experiências com ações sociais da Universidade

Postado as 29/08/2023 13:49:32

Por Lucas George Wendt

Diferentes ações de voluntariado que Barbara participou

Ontem, 28, celebrando o Dia Nacional do Voluntariado, compartilhamos história de Bárbara Delazeri, uma dedicada estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, cujo compromisso com o voluntariado garante impacto positivo na história das pessoas com as quais ela cruza. Desde cedo, Bárbara tem sido uma voz ativa em movimentos sociais.  Seja arrecadando alimentos e agasalhos, seja visitando lares de idosos, sua disposição para servir sempre foi um exemplo notável. Contudo, foi na universidade que ela encontrou uma plataforma para expandir seu impacto e dar vazão à sua paixão pelo voluntariado.

Em 2017, Bárbara ingressou na Univates e, desde então, tem desempenhado um papel em diversas iniciativas de voluntariado. O primeiro projeto que marcou sua jornada foi o Interarte, ação de de extensão da Universidade que visa unir arte e ação social. Junto a colegas comprometidos, Bárbara desencadeou uma série de atividades artísticas envolvendo crianças, empregando materiais recicláveis como meio de expressão. Depois ela participou de outras ações, com o projeto Rondon em Serra Preta/BA

Indagada sobre como o voluntariado moldou sua perspectiva pessoal e profissional, Bárbara compartilhou: "É uma oportunidade para construir uma comunidade mais ativa, onde os indivíduos se envolvam na busca por equidade e inclusão. Para além de nutrir valores coletivos, o voluntariado permite a colaboração entre profissionais de diversas áreas, fomentando a interdisciplinaridade e o compartilhamento de saberes. Através dessa jornada, compreendi que a Arquitetura e o Urbanismo são veículos de transformação, e é imperativo que todos tenham acesso a serviços de qualidade, mesmo quando tal acesso é limitado."

Desejando inspirar outros a trilhar o caminho do voluntariado, Bárbara oferece conselhos práticos: "O primeiro passo é descobrir uma área que o motive, que o faça refletir sobre problemas e soluções. Em seguida, mergulhe de cabeça. Procure alguém que já esteja envolvido, tire dúvidas e arrisque-se." A história de Bárbara Delazeri convida a refletir sobre a capacidade de transformação que o voluntariado possui. Seu testemunho lembra que pequenos gestos de solidariedade, quando somados, têm o poder de construir um mundo mais igualitário e inclusivo.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15