Univates participa de ação para montagem de pontes de espaguete no Novo Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara

Postado as 22/08/2023 13:53:18

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Colégio Madre Bárbara

No contexto educacional dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara, a experiência proporcionada pelas aulas do Núcleo de Estudos de Matemática e Itinerário de Moradias: Espaço, Formas e Impactos Sociais foi enriquecedora e multifacetada. No componente, foram realizadas oficinas práticas de montagem de pontes, que tiveram um papel importante na compreensão dos conceitos abordados durante essa disciplina. Ao final, uma competição entre os grupos montados durante as atividades foi realizada. Os estudantes puderam ver seus esforços culminarem na avaliação prática da resistência das pontes que construíram.

Sob a orientação conjunta do bolsista Afonso Graef do Couto e do professor de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates Rafael Mascolo, ambos representando o projeto de extensão Criando Pontes, os alunos tiveram a oportunidade de transcender os limites da sala de aula tradicional e mergulhar em um ambiente de prática, em que a teoria e a prática convergiram de maneira inovadora por meio da criação de pontes de espaguete, que testaram os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. Essa abordagem possibilitou aos estudantes uma imersão nos princípios matemáticos e de engenharia, que muitas vezes podem parecer abstratos quando apenas discutidos em um contexto teórico.

Divulgação/Colégio Madre Bárbara

A colaboração em equipes para a organização de projetos de pontes foi uma parte fundamental na experiência. Trabalhando juntos, os alunos não apenas aplicaram seus conhecimentos, mas também desenvolveram habilidades de comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico. Ao enfrentarem desafios e obstáculos durante o processo de construção, aprenderam a adaptar suas estratégias, aprimorar seus projetos e colaborar de maneira eficaz para alcançar objetivos em comum.

O ponto alto dessas atividades foi a competição entre os grupos, realizada na segunda-feira, 14 de agosto. A ponte vencedora, construída pelo grupo composto por Valentina Postal, João Hallmann, Lucas Sartori, Yasmin Kaufmann e Marcela Loeblein, suportou uma carga de 103 kg.

Mais do que apenas uma competição, esse projeto educacional proporcionou uma plataforma para a vivência de conceitos essenciais da engenharia de maneira tangível. Os estudantes puderam testemunhar em primeira mão como os princípios de geometria, física e resistência dos materiais se manifestam no mundo real. Além disso, eles desenvolveram um apreço pela colaboração em equipe, a perseverança diante de desafios e a busca por soluções inovadoras.

Saiba mais sobre o projeto Criando Pontes

O projeto Criando Pontes é uma prática didática consolidada nas escolas de engenharia mundo afora. Por meio desse programa, a Univates introduz nas escolas de Ensino Médio do Vale do Taquari alguns conceitos de Engenharia. São realizadas oficinas práticas nas quais os estudantes trabalham em equipes e realizam a montagem da ponte seguindo um projeto. Normalmente, são realizados diversos encontros com os estudantes, sendo a atividade finalizada com a competição entre as equipes, verificando qual ponte suporta o maior peso. Interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail criandopontes@univates.br.

Logo ods