III Seminário Sul Brasileiro de Pontes e Estruturas tem apoio e organização conjunta com a Univates

Postado as 21/08/2023 14:00:23

Por Lucas George Wendt

Divulgação

A Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), convida para o III Seminário Sul Brasileiro de Pontes e Estruturas. O evento está marcado para o dia 10 de novembro e será realizado no Auditório do Prédio 32 da Pucrs. Mais informações sobre inscrições, normas para submissão de trabalhos científicos e programação podem ser encontradas no site do evento.

Esta é a primeira vez que o Seminário Sul Brasileiro de Pontes e Estruturas acontece no estado do Rio Grande do Sul, fruto da colaboração entre as instituições acadêmicas que se organizaram para a realização desta edição. O seminário tem como objetivo principal a divulgação de obras de destaque realizadas no Brasil, tendo a edição deste ano como foco central a discussão em torno da "Nova Ponte sobre o Rio Guaíba".

O evento visa à participação de profissionais, docentes e estudantes das áreas de cálculo, dimensionamento, detalhamento e execução de estruturas. Além disso, contará com a presença de renomados palestrantes, que compartilharão seus conhecimentos e experiências com os participantes.

Dentre os nomes já confirmados na programação do evento, destacam-se personalidades como Acir Mércio Loredo-Souza, doutor, professor da Ufrgs e coordenador do Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC); Carlos Henrique Siqueira, doutor, engenheiro civil atuante na RIOCON Consultoria e Engenharia; Rui Nobhiro Oyamada, doutor, engenheiro civil atuante na Outec Engenharia; Sérgio Hampshire C. Santos, doutor, engenheiro civil e presidente da ABPE; Paulo Helene, doutor, engenheiro civil da PhD Engenharia; e Fernando Rebouças Stucchi, doutor, engenheiro civil da EGT Engenharia Ltda.

A organização do seminário incentiva a submissão de trabalhos técnico-científicos, que serão previamente avaliados pela comissão organizadora e poderão ser apresentados durante o evento. Os interessados em submeter trabalhos devem fazê-lo até o dia 10 de setembro de 2023, com a aprovação final ocorrendo até 10 de outubro de 2023.

Uma das motivações para a realização deste evento é o sucesso obtido com o XIV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, o que impulsionou a busca por novos encontros. Neste contexto, os organizadores esperam reunir os participantes em Porto Alegre e proporcionar uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos e promover a troca de ideias.

As inscrições para o seminário já estão abertas e variam de acordo com a categoria. Profissionais e estudantes associados à Associação Brasileira de Pontes e Estruturas /Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural têm isenção de taxa, enquanto estudantes de graduação e pós-graduação não associados pagam R$150,00, e profissionais não associados têm um valor de inscrição de R$300,00.

Divulgação

Logo ods