E-book apresenta drinks autorais elaborados por estudantes do curso de Gastronomia

Postado as 17/08/2023 15:18:49

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

No dia 7 de julho, os estudantes da disciplina de Drinks e Cafés do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram de uma atividade prática que trouxe à tona a essência da criação e inovação no campo da mixologia - estudo da combinação dos ingredientes necessários para a criação de um drink. Como parte do programa Aula+, uma abordagem de ensino voltada para a prática, os alunos embarcaram em uma jornada criativa para elaborar drinks autorais que foram reunidos em um e-book que pode ser conferido por meio deste link.

O e-book servirá como memória das criações únicas dos alunos. Além disso, o material será um recurso para futuras turmas da disciplina, proporcionando insights sobre a interseção entre criatividade e técnica na mixologia.

Sob a orientação da docente Jamille Wayne Ferreira, os alunos foram desafiados a desenvolver drinks originais a partir de um referencial construído ao longo da disciplina. A atividade não apenas estimulou a criatividade, mas também ofereceu uma oportunidade de colaboração com a Fanta Indústria de Bebidas, que disponibilizou as bebidas essenciais para as experimentações.

Divulgação/Univates

Drink sweet as chocolate

A parceria com a Fanta permitiu que os estudantes mergulhassem nas instalações da empresa, obtendo insights sobre o processo de fabricação de vinhos, espumantes e destilados. A experiência prática ofereceu um panorama mais amplo do mundo da criação das bebidas, além de complementar os aspectos teóricos discutidos em sala de aula.

Durante o semestre, os alunos não apenas se aprofundaram em técnicas de mixologia, mas também mergulharam em estudos de caso especializados em criação de drinks autorais. A criatividade foi entrelaçada a cada etapa do processo, desde a pesquisa de referências até a definição das palavras-chave para cada criação. Uma aula de teste permitiu que os alunos refinassem suas ideias, experimentando diferentes combinações e avaliando a viabilidade de cada conceito.

A professora Jamille destaca a importância desse processo criativo na formação dos futuros gastrônomos. Para ela, "O processo de criação é uma parte vital da formação de um gastrólogo, pois é nessa fase que o estudante entra em contato com sua identidade. No caso dos drinks, foi fascinante observar o quanto eles incorporaram suas experiências pessoais na elaboração dos produtos".

Logo ods