Usuários devem excluir dados da nuvem para se adequarem à política de armazenamento do Google e não perder histórico de e-mails

Postado as 16/08/2023 10:18:01

Por Natalia Nissen

Em março, a Universidade do Vale do Taquari - Univates anunciou medidas de adequação à nova política de uso das plataformas educacionais do Google Workspace for Education. Até então, a comunidade acadêmica contava com armazenamento ilimitado de arquivos na nuvem do Google por meio da conta de e-mail vitalícia @universo.univates.br.

Uma das mudanças foi em relação à política de armazenamento de e-mail e de arquivos em nuvem para todas as instituições de Ensino Superior parceiras, limitando o espaço total para cada instituição em 100 TB (terabytes), movimento que teve impacto em bilhões de contas associadas ao Google em todo o mundo.

Para se adequar às regras de gestão do serviço e minimizar os impactos da limitação de uso para os usuários, a Univates definiu uma cota padrão de 15 GB para usuários com vínculo institucional inativo e de 30 GB para usuários com vínculo institucional ativo (o dobro da cota padrão gratuita de uma conta Google), para garantir que os usuários possam continuar usando as plataformas de ensino/aprendizagem e demais benefícios do serviço.

Natalia Nissen

Os usuários tiveram o prazo de 90 dias para se adequarem à cota. No dia 30 de junho de 2023, as contas foram automaticamente atualizadas conforme o limite definido para usuários com vínculo ativo e inativo. Portanto, os usuários que não realizaram a limpeza do drive estão impedidos de adicionar novos arquivos e enviar e-mails, por exemplo.

No caso de usuários com vínculo institucional ativo, a limitação da conta impacta na postagem e recebimento de notas vinculadas ao Google Classroom, uma vez que a sobrecarga do armazenamento compromete a funcionalidade de todas as ferramentas Google.

Os usuários que não excluírem os arquivos excedentes até o dia 16 de outubro terão suas contas resetadas

Ou seja, todos os arquivos serão excluídos da nuvem automaticamente, assim como as mensagens de e-mails, históricos de chat e demais informações salvas na conta de e-mail e nas ferramentas Google. Por isso, é fundamental que os usuários façam a manutenção dos dados conforme o limite estabelecido para cada tipo de conta e dentro do prazo estabelecido.

A Univates segue comunicando os usuários sobre as mudanças por meio de e-mail, WhatsApp e publicações no site da Instituição. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail universo@univates.br.

- Para saber a quantidade de armazenamento que a conta está usando, acesse https://drive.google.com/settings/storage;

- Para revisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Google Drive, acesse https://drive.google.com/drive/quota.

Logo ods