Antônio Luiz Marini Marchi

Aula+ é uma ferramenta de experimentação da realidade profissional para os estudantes

Postado as 15/08/2023 09:39:07

Por Natalia Nissen

Em 2021, a Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou uma proposta pedagógica e curricular exclusiva, que coloca o estudante a vivenciar uma forma única de estudar e aprender, com a realização de atividades práticas e projetos de forma colaborativa, integrando as vivências do ensino presencial e a flexibilidade das aulas virtualizadas.

O Aula+ foi implementado primeiramente nos cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Atualmente todos os cursos de graduação presenciais, exceto Medicina, são contemplados pela proposta de ensino inovadora.

Os estudantes realizam a matrícula em blocos curriculares, e nas quintas e sextas-feiras as aulas são virtualizadas, com videoconferência síncrona com os professores. Assim, os acadêmicos que moram em outras cidades, ou até mesmo que trabalham em período integral, contam com uma rotina de estudos mais flexível, sem perder a qualidade de ensino.

Para Natália Scherer, recém-diplomada de Letras - Português e Inglês, um dos aspectos mais construtivos do Aula+ é a docência compartilhada em sala de aula. Alguns componentes curriculares são ministrados por dois professores de áreas distintas e reúnem estudantes de diferentes cursos para estimular uma vivência mais ampla na teoria e na prática e a troca de experiências. “Isso possibilita ao estudante, por exemplo, cursar componentes de outros cursos de licenciatura. Dessa forma, há momentos mais ricos para conhecer colegas que também irão atuar com educação, mas em áreas diferentes”, conta.

A carga horária extensionista é outro diferencial. Natália afirma que as atividades fazem com que o estudante fique mais próximo da realidade da profissão, ao mesmo tempo que as práticas e teorias são trabalhadas em sala de aula, nos seminários e ateliers. “Os seminários são mais voltados aos estudos teóricos e os ateliers propiciam a interação e a experimentação de situações reais do universo profissional”, ressalta.

Segundo a recém-diplomada, a implementação da proposta trouxe desafios para os alunos, que tiveram a migração currículo durante a graduação, mas os benefícios compensam. Natália entende que as experiências inovadoras em relação aos estudos acadêmicos contribuem para a caminhada dos estudantes na Univates e para a carreira profissional.

Mais informações sobre os cursos do Aula+ podem ser obtidas no site univates.br/graduacao.

Logo ods-4