Profissionais da Emei SER realizam treinamento em primeiros socorros

Postado as 07/08/2023 22:11:47

Por Lucas George Wendt

Profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) SER - Saber, Educar, Respeitar, do bairro Santo Antônio, administrada em parceria pela Fundação Univates e a Prefeitura de Lajeado, participaram de uma formação sobre a Lei Lucas no dia 5 de agosto.

Divulgação/Univates

A iniciativa atende à Lei Federal 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que obriga escolas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Durante a capacitação, os instrutores explicam e demonstram como agir em casos de engasgos, convulsões, quedas, fraturas e desmaios.

Os educadores também se reuniram para um momento de reflexão pedagógica, para projetar as ações para o segundo semestre de 2023. A escola foi aberta à comunidade escolar no dia 7 de dezembro de 2020. Atualmente atende mais de 200 crianças. A Universidade mantém cerca de 50 funcionários no local.

Divulgação/Univates

Saiba mais sobre Lei Lucas

A Lei Lucas, oficialmente denominada Lei Federal 13.722/2018, foi sancionada em 4 de outubro de 2018 com o propósito de tornar obrigatória a preparação das escolas, tanto públicas quanto privadas, e espaços de recreação infantil para prestarem atendimentos de primeiros socorros.

A motivação para a criação dessa lei surgiu de uma trágica ocorrência envolvendo Lucas Begalli, um menino de apenas 10 anos, que perdeu a vida durante um passeio escolar devido a asfixia mecânica. Essa fatalidade poderia ter sido evitada caso houvesse uma adequada capacitação em primeiros socorros por parte dos responsáveis.

Considerada um marco importante, a Lei Lucas busca garantir a segurança e a prevenção de acidentes em locais frequentados por crianças, como escolas e áreas de lazer. Com essa legislação, determina-se que as instituições mencionadas devem capacitar seus funcionários e colaboradores para agirem em situações emergenciais, além de enfatizar a importância de contar com profissionais qualificados em eventos e atividades que envolvam crianças.

A finalidade principal é promover um ambiente mais seguro para as crianças, reduzindo riscos de tragédias semelhantes àquela vivida por Lucas Begalli. Desse modo, espera-se que os profissionais estejam devidamente preparados para agir prontamente em situações de urgência, prestando os primeiros socorros de forma adequada até a chegada de assistência médica especializada.

Logo ods