Trabalho desenvolvido na Univates é apresentado no 61º Congresso da Sober, na ESALQ/USP

Postado as 07/08/2023 22:07:12

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

O Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho de 2023, presencialmente, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)/Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Piracicaba/SP. O tema geral desta edição foi “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”.

A professora doutora Júlia Elisabete Barden, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve representando a Instituição no evento. Durante o congresso foi apresentado o trabalho “O modelo cooperativo e a Agenda 2030”. O objetivo do artigo foi analisar as ações do Dia de Cooperar (Dia C) das cooperativas brasileiras e suas contribuições para o cumprimento da Agenda 2030. O trabalho foi apresentado no GT6: Cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva, um dos 13 GTs do evento.

O artigo faz parte da pesquisa sobre cooperativismo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Além de Júlia, os pesquisadores envolvidos neste artigo são Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar e Carlos Cândido da Silva Cyrne, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), e o bolsista Gabriel Arthur Bersch.

Divulgação/Univates

Neste ano, o Congresso da Sober chegou a sua 61ª edição, estando consolidado como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Em suas 60 edições anteriores, o Congresso da Sober ajudou a consolidar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da economia, administração e sociologia rural no País. Suas edições foram, e continuarão a ser, local de encontro e debate entre os mais relevantes nomes dessas áreas no Brasil e no mundo.

Conforme a professora Júlia, “o evento da Sober é o maior e mais tradicional na área. Participar dele é a oportunidade de interagir com os principais pesquisadores que trabalham com temas voltados à ruralidade no País e no exterior. Além das sessões com apresentações de trabalhos, o evento contou com diversos painéis, que discutiram sobre os desafios socioambientais que o mundo está enfrentando e especialmente o papel do Brasil diante desse cenário”.

Os GTs do evento são:

GT1. Mercados agrícolas e comércio exterior

GT2. Governança e gestão do agronegócio

GT3. Evolução, estrutura e dinâmica dos complexos agroindustriais

GT4. Questão ambiental, agroecologia e sustentabilidade

GT5. Agricultura familiar e ruralidades

GT6. Cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva

GT7. Desenvolvimento rural, territorial e regional

GT8. Conhecimentos, tecnologias e inovações no rural

GT9. Trabalho, emprego e ocupações rurais

GT10. Abastecimento, segurança alimentar e nutricional e dinâmicas de consumo

GT11. Elaboração e análise de política agrícola e políticas públicas de desenvolvimento rural