Evento em Brasília comemora os 10 anos da Lei das Universidades Comunitárias no Brasil

Postado as 04/08/2023 15:37:59

Por Redação Univates

Com informações de AI do Comung

A 49ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) foi realizada na quinta-feira, 3, em Brasília, e marcou as atividades alusivas à comemoração de uma década da  Lei das Comunitárias Brasileiras. O evento teve como tema “Lei 12.881/13, um legado educativo, social e econômico para o Brasil“ e reuniu reitores de instituições comunitárias de todo o Brasil, autoridades políticas e empresariais e representantes de entidades de classe. O presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari, também participou da programação.

Paulo Cerqueira - Divulgação

O presidente da Abruc, Claudio Jacoski, afirmou que as comunitárias são instituições de ensino que fazem a diferença em suas cidades e regiões. “Além da educação, a premissa principal é devolver à sociedade projetos que beneficiem a todos. A Lei nº 12.881 reconheceu e deu força às comunitárias para seguirem a trajetória de inclusão educacional”, disse na abertura do evento.

A Sessão Solene de Homenagens e entregas do Mérito Educação Comunitária congratulou personalidades públicas que se destacaram no apoio e fomento às Comunitárias. A programação também contou com Conferência Magna com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana; com a  Prestação de Contas do Exercício Fiscal e Contábil 2022 da associação; com conferência com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e com o Dispositivo temático sobre Ambientes de Inovação, Ciência e Tecnologia como oportunidades de fomento às Universidades Comunitárias Brasileiras.

O presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professor Rafael Frederico Henn, representou as 14 universidades comunitárias do Rio Grande do Sul no evento. Acompanhado da equipe diretiva do Comung, reitores Bernadete Dalmolin, Catia Nehring e Cleber Prodanov, o presidente agradeceu à  diretoria da Abruc o excelente trabalho realizado em nível nacional na defesa das instituições comunitárias, afirmando o compromisso do Comung e o seu papel  com o modelo comunitário que tanto contribui para o desenvolvimento das regiões e também do país.

Logo ods-4