Univates e Saidan firmam parceria para realização de estudos para novo Centro Educacional da associação

Postado as 02/08/2023 14:32:11

Por Natalia Nissen

A Fundação Univates e a Saidan Associação Assistencial de Lajeado firmaram um termo de parceria para viabilizar o projeto de reforma da sede da entidade e a implantação de um Centro Educacional e de um complexo poliesportivo para atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O documento foi assinado na tarde de terça-feira, 1º, pela reitora da Univates, professora Evania Schneider, e pelo presidente da Saidan, Jorge Felipe Eckert.

Os estudos serão desenvolvidos por meio de um concurso acadêmico envolvendo as turmas de Atelier Integrado VIII e de "Arquitetar o Espaço" do currículo Aula+ do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. Posteriormente, as propostas realizadas por meio do concurso serão utilizadas como referência para a entidade captar recursos para execução da obra.

Natalia Nissen

Conforme a reitora, a parceria entre a Instituição e a Saidan evidencia uma característica do Vale do Taquari, que é a união de esforços por um bem comum. “Ao longo dos 70 anos da Saidan e dos 54 anos de Univates, pessoas dedicam parte de suas vidas e de seu tempo para buscar uma sociedade melhor. Estamos muito orgulhosos de poder fazer parte desta iniciativa”, observou.

Eckert recordou um pouco da história da Saidan e explicou que o objetivo do Centro Educacional é oferecer atividades complementares no contraturno escolar para os moradores de bairros com maior índice de vulnerabilidade social, especialmente atividades de desenvolvimento físico, mental e de raciocínio lógico.

Para o professor Guilherme Osterkamp, do curso de Arquitetura e Urbanismo, a parceria é uma oportunidade ímpar de o estudante estar no centro de uma discussão social relevante e de pensar em propostas de soluções reais que contribuam para a comunidade, valorizando as atividades que já são realizadas e o futuro da Saidan.

Também participaram do momento de assinatura do termo o vice-presidente da Saidan, Samuel Thiesen Pinto; o diretor de patrimônio, Sidinei João Hünemeier; o diretor de administração, Fabiano Oliveira de Oliveira; a conselheira Sandra Lia Costantin; o subprocurador do município de Lajeado, Henrique Pinto Reali; e a analista comercial da Área de Relacionamento com o Mercado da Univates, Paula Fassini.

Natalia Nissen

Sofia Scheibel