Tecnovates e Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo estabelecem parceria inovadora para o desenvolvimento de estágios

Postado as 24/07/2023 09:05:53

Por Redação Univates

No intuito de disponibilizar aos estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo (GA) oportunidades de aprendizagem enriquecedoras e alinhadas às demandas do mundo do trabalho, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) estabeleceu uma parceria inovadora com a instituição de ensino.

Essa colaboração visa ao desenvolvimento conjunto de atividades denominadas Unidades Curriculares Eletivas, que buscam fortalecer as competências e habilidades dos alunos em relação ao ambiente de trabalho e à convivência em ambientes laboratoriais.

O estágio é oferecido complementarmente aos estudantes regularmente matriculados na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo Campus Univates. A proposta de desenvolvimento do estágio nos laboratórios do Tecnovates foi organizada em conjunto entre os profissionais do Tecnovates e os educadores do GA, com o objetivo de aliar a teoria das atividades de sala de aula à prática, proporcionando aos alunos experiências reais relacionadas às áreas científicas e tecnológicas e, ao mesmo tempo, despertando o interesse nas diferentes áreas da ciência.

A parceria entre o Tecnovates e o GA visa a oferecer aos estudantes um ambiente de aprendizado diferenciado, no qual eles possam vivenciar situações concretas, aplicar conhecimentos teóricos em projetos práticos e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, a iniciativa busca estreitar a relação entre a academia e o setor produtivo, fomentando a interação entre estudantes e profissionais de áreas científicas e tecnológicas
Cristiani Reimers, coordenadora do Tecnovates.

Como funciona?

O estágio abrange o campo de atuação dos quatro laboratórios instalados no Tecnovates: Laboratório de Acarologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Energias Renováveis e Laboratório de Alimentos. Os alunos têm a oportunidade de escolher um dos laboratórios, de acordo com seus interesses e aptidões, permitindo uma maior personalização do currículo escolar. Nos laboratórios, os estudantes poderão vivenciar a execução de projetos de pesquisa na prática, saídas de campo e coleta de dados de pesquisa ‒ de forma geral, o envolvimento com o processo científico, o qual é desenvolvido em conjunto com as empresas e instituições parceiras do Tecnovates.

Uma das características marcantes desse projeto é a validação da carga horária das Unidades Curriculares Eletivas no currículo escolar dos estudantes estagiários, totalizando 160 horas anuais. Dessa forma, além de enriquecerem sua formação e adquirirem competências e habilidades relevantes para o mercado de trabalho, os alunos têm esse conhecimento reconhecido de forma oficial, o que contribui para seu desenvolvimento acadêmico.

A parceria entre o Tecnovates e o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo representa um passo significativo para promover a integração entre a educação e o setor produtivo. Ao oferecer aos estudantes uma oportunidade de vivenciar a realidade do mundo do trabalho, essa iniciativa contribui para a formação de profissionais mais preparados e alinhados com as demandas da sociedade contemporânea.

A segunda etapa do projeto prevê a possibilidade de abertura de vagas de estágio nas mais diversas empresas instaladas no Tecnovates, ampliando ainda mais a interação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17