Universitários criam material para estimular consciência financeira de idosos

Postado as 24/07/2023 08:44:40

Por Redação Univates

Um grupo de alunos do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveu um vídeo educativo com o objetivo de abordar os desafios enfrentados pelos idosos no sistema financeiro brasileiro, com foco nas ofertas de produtos financeiros. Na atividade estiveram envolvidos os estudantes Lucas Penteado, Lucas Barbieri Huwe, Cândida Borelli Welter, Alice Soares e Fabiele Ferrari.

Sob a orientação da professora Marta Piccinini, no componente curricular "Escritório do Consumidor - Atelier Extensionista", os estudantes se dedicaram a explorar a temática da transparência e compreensão da oferta de produtos financeiros para idosos. A iniciativa faz parte dos estudos desenvolvidos no escopo do Aula+. O material pode ser conferido aqui. Além disso, foi divulgado para a comunidade acadêmica do curso de Direito e nas redes sociais do curso.

De acordo com a professora do componente curricular, Marta Piccini, a atividade desenvolvida pelos estudantes é de grande valia para a comunidade-foco eleita pelos acadêmicos: os idosos. “Os alunos tiveram a sensibilidade de perceber que grande parte da população idosa encontra dificuldades frente ao sistema financeiro, relacionadas a contratos, financiamentos consignados, cartões de crédito, e na sua maioria acabam se endividando”, explica a docente.

Gervyn Louis - Unsplash

A partir dessa constatação, os estudantes estudaram a temática, pesquisaram os principais problemas, conversaram com profissionais que trabalham com idosos para identificar as principais dificuldades, reunindo material suficiente para desenvolver um vídeo que foi veiculado nas redes sociais e no Comunicado do Curso de Direito. “O grupo estima que atingiu um público de mais de setecentas pessoas que, com certeza, irão replicar a outras tantas. De tudo isso pode-se afirmar que essas atividades resultam em ganhos para os estudantes e para a nossa comunidade. Os alunos do curso conseguem efetivamente sentir o quanto nossa atuação profissional pode ajudar a transformar a sociedade em que estamos inseridos”, complementa ela.

Conforme a coordenadora do curso de Direito, professora Alice Iorra, “a experiência dos Ateliers Extensionistas tem reiteradamente demonstrado ao Curso de Direito que o processo de ensino e aprendizagem é intensificado quando decorre do contato direto com a realidade, pois mobiliza os estudantes a perceber o entorno, aprofundar seus conhecimentos e mobilizar esforços para criar soluções e respostas concretas para demandas que causam inquietação a todo operador do Direito”.

Entendendo o contexto

No Brasil, os idosos frequentemente encontram dificuldades ao lidar com as ofertas de produtos financeiros. O trabalho desenvolvido pelo grupo busca conscientizar sobre esses desafios específicos, destacando três problemas principais: a falta de transparência nas comunicações das instituições financeiras, a publicidade agressiva e o acesso a crédito.

A falta de transparência nas comunicações financeiras dificulta a compreensão das informações por parte dos idosos. Muitas vezes, os termos e condições dos contratos são complexos e repletos de linguagem técnica, o que pode levar a interpretações equivocadas ou à falta de conhecimento sobre os detalhes dos produtos. Os alunos abordaram a importância de uma comunicação clara e acessível, enfatizando a necessidade de simplificar as informações para garantir que os idosos possam entender completamente os produtos financeiros oferecidos.

Além disso, a publicidade agressiva direcionada aos idosos é outra questão preocupante. Os idosos são frequentemente alvo de anúncios enganosos ou que exploram sua vulnerabilidade, levando-os a tomar decisões financeiras inadequadas. O vídeo educativo destacou a importância de uma publicidade ética e responsável, que não manipule ou engane os idosos, mas sim os informe de maneira clara e objetiva sobre os produtos e serviços financeiros.

O terceiro ponto abordado pelo grupo foi o acesso a crédito. Muitos idosos encontram dificuldades para obter crédito, seja por falta de informações sobre suas opções, seja por restrições impostas pelas instituições financeiras. O vídeo educativo explorou alternativas de crédito específicas para os idosos, como linhas de crédito consignado ou programas de inclusão financeira voltados para essa faixa etária.

Logo ods-11