Estudo revisa, na literatura, as potencialidades do controle biológico em plantas cítricas

Postado as 21/07/2023 11:40:34

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

As árvores produtoras de frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, limões e outros, são vulneráveis a várias doenças, pré e pós-colheita, causadas por patógenos microbianos. Esses microrganismos causam perdas substanciais na produção mundial de citros.

O controle dessas doenças geralmente é feito pela aplicação de pesticidas convencionais. No entanto, o uso excessivo de produtos químicos nos solos e nos frutos resulta em impactos indesejáveis para o meio ambiente e a saúde humana, como a eutrofização dos corpos de água, a contaminação das águas subterrâneas, a poluição do ar, o empobrecimento do solo, perdas de biodiversidade e resistência.

Em razão das preocupações com a segurança alimentar, a saúde humana e as causas ambientais, aumentam as demandas pelo desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para produção e armazenamento dos alimentos. Por esse motivo, Marcio Alves de Sousa, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e a professora Dra.Camille Eichelberger Granada, orientadora, desenvolveram um estudo de revisão da literatura, recentemente publicado na revista científica BioControl, com o título “Controle biológico de doenças microbianas pré e pós-colheita em citros usando microrganismos benéficos”

Philippe Gauthier - Unsplash

Este estudo faz parte da tese de doutorado do aluno, intitulada “Isolamento e caracterização de rizobactérias eficientes no controle de doenças microbianas pré e pós-colheita e na promoção de crescimento de plantas de limão”, recentemente defendida por Souza.

A revisão apresenta os resultados de pesquisas inovadoras que avaliam o potencial biotecnológico de microrganismos antagonistas no controle de doenças de citros. O trabalho também discute diferentes abordagens e estratégias para o uso de técnicas de biocontrole no manejo de doenças que podem afetar as plantas e os frutos cítricos. Na perspectiva dos autores, as pesquisas com foco na seleção de plantas resistentes são de extrema importância. No entanto, o uso dessas plantas em conjunto com a inoculação de Microrganismos Promotores do Crescimento Vegetal (PGPM) podem gerar porta-enxertos, que são altamente resistentes a diversos patógenos microbianos.

A maioria dos estudos avaliados demonstrou alta eficiência dos agentes microbianos no controle de doenças que acometem as plantas de citros, e também no controle da podridão dos frutos após a colheita, fato que aumenta a vida de prateleira dos frutos.

Elise Bozzetto

Esta revisão nos encorajou a buscar novos agentes microbianos, não patogênicos para os seres humanos, que possam atuar no biocontrole de doenças pré e pós-colheita em plantas cítricas.
Professora Dra.Camille Eichelberger Granada.

Os resultados alcançados nesta pesquisa estão sendo analisados e em breve serão divulgados para sociedade e em revista científica especializada. No entanto, os autores destacam que a transferência do conhecimento do laboratório para as fazendas produtoras é uma barreira que precisa ser transposta, e que só será superada com o empenho de pesquisadores e agricultores, além do financiamento da ciência e valorização por parte de instituições governamentais e da indústria.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15