Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Estudantes do curso de Direito desenvolvem cartilha sobre o trabalho análogo à escravidão e direitos empregatícios

Por Redação Univates

Postado em 20/07/2023 10:10:39


Compartilhe

A disciplina de Clínica de Atendimento Jurídico-Contábil Trabalhista, ministrada pela professora Cláudia Tessmann no curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates, proporcionou aos alunos a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre o tema trabalho análogo à escravidão.

Como parte de estudos independentes desenvolvidos no escopo do Aula+, as alunas Bruna Borges de Lima, Camily Horn Fernandes e Diana Patrícia Fensterseifer Xavier decidiram elaborar uma campanha visual informativa para conscientizar sobre a atualidade do análogo à escravidão ou em condições análogas aos direitos dos trabalhadores. 

Conforme a professora Claudia Tessmann, “o objetivo da atividade foi promover um conhecimento mais amplo sobre o tema estudado, demonstrando, assim, que tal problemática continua sendo atual e pertinente, já que inúmeros trabalhadores ainda são submetidos a condições análogas ao trabalho escravo”, explica.

Hardik Monga - Unsplash

A elaboração da campanha visual, disseminada virtualmente, demonstra o comprometimento das alunas em divulgar informações relevantes e sensibilizar a sociedade sobre essa problemática. O Trabalho Escravo é uma violação grave dos direitos humanos e uma realidade enfrentada em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. A campanha visual informativa desenvolvida pelas alunas tem como objetivo transmitir informações claras e acessíveis sobre o Trabalho Escravo, seus diferentes aspectos e consequências, bem como sobre os direitos empregatícios garantidos pela legislação trabalhista. 

Ao abordar a atualidade do trabalho análogo à escravidão, as alunas também destacam a relevância de discutir e buscar soluções para essa questão nos dias de hoje. Embora se tenha avançado na legislação e nas políticas de combate ao trabalho escravo, ainda existem situações em que os direitos dos trabalhadores são violados, seja por meio da exploração, da falta de condições dignas de trabalho ou de outras formas de abuso.

A ação também se configura numa forma de engajamento ativo na promoção da justiça social e da conscientização sobre os direitos trabalhistas. Essas iniciativas contribuem para o fortalecimento da cidadania e para o combate às violações dos direitos humanos no contexto do trabalho. A campanha visual não apenas informa, mas também incentiva a reflexão e ação - um dos objetivos que os componentes curriculares do Aula+ buscam promover. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar