A vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, participou da palestra âncora do Programa de Formação Permanente de Docentes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), realizada na noite de terça-feira, 18, em Criciúma. O objetivo do evento foi a troca de experiências entre lideranças e professores das instituições comunitárias.
Em sua fala, Fernanda compartilhou o processo de inovação da Univates com a implementação do Aula+, proposta pedagógica curricular dos cursos de graduação presenciais, ainda no primeiro semestre de 2021. A vice-reitora explicou como foram definidos os princípios norteadores de transversalidade; aprendizagem; alteridade; criação e experimentação. Também destacou a importância da conversa, do estudo e da reflexão de todos os que estiveram ou estão envolvidos na construção e no aprimoramento do projeto Aula+.
Vejo aqui um encontro muito potente, pois reúne quem está na sala de aula, quem vive a realidade e faz acontecer, disse aos professores que participaram do evento.
Para a reitora da Unesc, professora Luciane Bisognin Ceretta, as experiências compartilhadas pela professora Fernanda foram preciosas. Tivemos formas diferentes de percorrer esse caminho, mas temos muitas convergências de ideias, de entendimentos e muito a aprender juntos, avaliou Luciane.
De acordo com a reitora, conforme o cenário se movimenta, a Unesc também tem se mobilizado para as mudanças necessárias. Nós, que nascemos do anseio da comunidade e trabalhamos para a comunidade, precisamos estar atentos aos cenários, sempre muito focados na excelência acadêmica ancorada nos fundamentos científicos e também olhando para a sustentabilidade institucional, observou.