Foi publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 11, a autorização para a Universidade do Vale do Taquari - Univates se estabelecer como um posto aplicador do exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), certificado oficial do Ministério da Educação do Brasil que avalia a proficiência em língua portuguesa de falantes não nativos.
O exame é reconhecido por universidades, empresas e instituições governamentais como comprovação de habilidades linguísticas em português. Além de certificar a proficiência, o exame é requisito para revalidação em Português de diplomas, certificações de formação na área médica e para a naturalização de pessoas.
Antes, pessoas interessadas no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, para o obter o documento, precisavam se locomover até regiões como Santa Maria, no centro do Estado, ou Porto Alegre. Em breve a Universidade informará as condições para a aplicação dos exames, como periodicidade de oferta das provas, custos e formas de contato com a equipe responsável.
A expectativa é que a primeira oferta do Celpe na Univates seja realizada ainda neste ano, nos dias 24 a 26/10/2023. A prova ocorrerá, em períodos posteriores, entre os meses de abril e outubro.
Saiba mais
O Celpe-Bras é aplicado em diversos países e consiste em quatro partes: compreensão oral, leitura, produção escrita e produção oral. O exame é destinado a estrangeiros ou brasileiros que não têm o português como língua materna. Os candidatos devem demonstrar habilidades de comunicação efetiva, tanto oralmente como por escrito, em situações cotidianas e acadêmicas.
A certificação do Celpe-Bras é dividida em quatro níveis, que vão desde o intermediário até o avançado. Os candidatos aprovados recebem um certificado que comprova sua proficiência em língua portuguesa, permitindo o acesso a programas de estudo, trabalho ou pesquisa no Brasil, bem como a obtenção de visto permanente.
O exame é uma ferramenta importante para promover a internacionalização da língua portuguesa e facilitar a integração de estrangeiros que desejam estudar, trabalhar ou estabelecer-se no Brasil. Além disso, também contribui para o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e outros países de língua portuguesa.