Pesquisadores publicaram recentemente diversos estudos sobre ácaros de diferentes regiões do Brasil

Postado as 19/07/2023 09:30:20

Por Redação Univates

A maior parte dos ácaros é praticamente invisível ao olho humano, já que são criaturas pequenas. Mesmo pequenas, são muito diversas e compõem um grande grupo de animais. O trabalho de pesquisadores desenvolvido no Laboratório de Acarologia (Labacari) da Universidade do Vale do Taquari - Univates ajuda a identificar, descrever e entender melhor as espécies desse grupo.

Confira os estudos sobre ácaros recentemente publicados por pesquisadores vinculados à Univates

Ácaros associados a Vitis labrusca (Vitaceae) no Sul do Brasil: dinâmica populacional e ecologia

O estudo investigou a dinâmica populacional e a ecologia dos ácaros associados à planta Vitis labrusca no Sul do Brasil. Foram realizadas coletas regulares de ácaros em diferentes estágios de desenvolvimento da planta, além de análises da composição e abundância desses ácaros. Os resultados revelaram padrões sazonais na população dos ácaros, com abundância durante certos períodos do ano. Além disso, foram identificadas espécies de ácaros específicas associadas à Vitis labrusca, indicando uma relação entre esses ácaros e a planta hospedeira. Essas descobertas contribuem para o conhecimento da ecologia dos ácaros e podem ser úteis no manejo dessas pragas em vinhedos de Vitis labrusca.

A diversidade edáfica de ácaros cunaxídeos (Acari: Prostigmata) em diferentes formações arbóreas da região norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

A diversidade edáfica (relacionada ao solo) dos ácaros da família cunaxídeos, pertencentes à ordem Acari: Prostigmata, é abordada na pesquisa. O estudo investiga a diversidade desses ácaros em diferentes tipos de formações arbóreas na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Ácaro Phytoseiulus macropilis

Reprodução - Conexão Planeta

Tetranychus ludeni Zacher, 1913 (Tetranychidae) e Phytoseiulus macropilis (Banks, 1904) (Phytoseiidae) em macieiras cultivadas em estufa no Sul do Brasil: danos e controle

Neste estudo, investigaram-se os danos causados pelos ácaros Tetranychus ludeni e Phytoseiulus macropilis em macieiras cultivadas em uma estufa no Sul do Brasil, bem como estratégias de controle. Foram realizadas observações dos danos causados pelos ácaros nas folhas e frutos das macieiras, além de testes com diferentes métodos de controle, incluindo o uso de agentes químicos e biológicos.

Os resultados mostraram que ambos os ácaros causaram danos significativos nas plantas, afetando o crescimento e a produtividade. Além disso, o uso de Phytoseiulus macropilis como agente de controle biológico mostrou-se promissor para reduzir a população de Tetranychus ludeni. Esses achados podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o seu manejo em pomares de macieiras.

Plantas consorciadas fornecem um reservatório de ácaros predadores na cultura de café

As plantas consorciadas (cultivadas em conjunto) podem servir como um reservatório de ácaros predadores em cultivos de café. O estudo explora como a presença de outras plantas próximas às plantas de café pode influenciar a população de ácaros predadores, que são benéficos para o controle de pragas nessa cultura.

Nova espécie de Coleoscirinae (Acari: Cunaxidae) do Brasil

A descoberta de novas espécies de ácaros pertencentes à subfamília Coleoscirinae, da família Cunaxidae, no Brasil é relatada na pesquisa. O estudo fornece informações sobre suas características morfológicas, habitat e distribuição geográfica.

Reprodução Agrolink

Ácaro Tetranychus evansi

Registro de Tetranychus evansi Baker & Pritchard (Acari: Tetranychidae) em espécies do gênero Nicotiana (Solanaceae)

O estudo relata o registro do ácaro Tetranychus evansi Baker & Pritchard, da família Tetranychidae, em plantas nicotianas, que pertencem à família Solanaceae. A pesquisa documenta a presença desse ácaro em plantas do gênero Nicotiana, descrevendo sua ocorrência, impacto e possíveis medidas de controle.

Fauna de ácaros em soja transgênica em uma estação experimental no oeste da Bahia, Brasil

O estudo aborda a fauna de ácaros presente em plantações de soja transgênica em uma estação experimental localizada no oeste da Bahia, no Brasil. A pesquisa investiga a diversidade de ácaros nesse ambiente específico, analisando sua composição, abundância e interações com a cultura da soja transgênica. Os resultados podem fornecer insights sobre a ecologia dos ácaros nessa região e seu potencial impacto na produção de soja.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15