Projetos de extensão e Museu de Ciências Univates participam da Feira do Conhecimento, Cultura e Arte, de Capitão

Postado as 18/07/2023 11:50:45

Por Natalia Nissen

Os projetos de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos e Robótica Educacional e o Museu de Ciências Univates (MCN) participaram da Feira do Conhecimento, Cultura e Arte, realizada no dia 13 de julho, em Capitão. O evento teve como público-alvo cerca de 450 alunos de três escolas do município, além dos familiares dos estudantes.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Capitão, Felipe Lorenzon, o objetivo da Feira é despertar a criatividade e as potencialidades de cada aluno, além do gosto pelas ciências, cultura e arte. “É um momento em que os alunos têm liberdade para criar dentro de suas áreas de interesse e sob a supervisão dos professores. É um espaço dinâmico em que conseguimos reunir outras atrações, como os projetos desenvolvidos pela Univates, que agregam muito à feira”, ressalta Lorenzon.

Andréia Spessatto De Maman

O projeto Planetário Univates realizou 12 sessões nas quais os participantes puderam conhecer as principais constelações de uma noite estrelada e se imaginar dentro de uma nave para viajar pelo espaço e ver de perto alguns planetas, cometas, asteroides, sondas, além de ter uma visão da Terra, vista do espaço. Mais de 350 pessoas, principalmente estudantes, vivenciaram a experiência. O Planetário é coordenado pela professora Andréia Spessatto De Maman e conta com o apoio de três bolsistas do projeto.

Já o projeto Robótica Educacional levou kits robóticos Lego, um Bajinha, três pistas e uma rampa de competição para o evento. O público pôde interagir com os robôs e controlar alguns deles para subir em rampas ou desviar de obstáculos. As atividades foram conduzidas pelo professor Alexandre Stürmer Wolf e pelo bolsista José Buzatta.

O Museu de Ciências emprestou algumas de suas exposições itinerantes para a programação do evento: Matrizes Energéticas: uma conexão entre o ambiente e a sociedade; Lixos Modernos; O Mundo Rastejante das Serpentes; e Planeta das Formigas.

O MCN disponibiliza exposições itinerantes, que podem ser levadas para diferentes locais na condição de empréstimo. Mais informações podem ser obtidas no site.

Andréia Spessatto De Maman

Sobre os projetos de extensão

Planetário Univates: o projeto objetiva explorar e divulgar temas ligados à Astronomia, por meio de oficinas, sessões de observação do céu com telescópio e sessões de projeção em um planetário móvel. Com foco na Educação Básica e no público em geral, são abordados temas como fenômenos astronômicos, Sistema Solar, astros celestes, mitos e histórias das constelações, entre outros. Para agendar uma atividade, basta enviar e-mail para planetario@univates.br.

Robótica Educacional: o projeto promove a utilização da robótica como apoio educacional às escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Por meio de oficinas práticas e aplicadas, o projeto visa a aperfeiçoar as habilidades dos estudantes da graduação e a despertar o interesse dos alunos da Educação Básica pelas ciências exatas e tecnológicas aplicadas com atividades práticas e lúdicas. Escolas de Ensino Médio interessadas em agendar uma oficina podem enviar e-mail para robotica@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods