Uma atividade recentemente conduzida por docentes e discentes da Universidade do Vale do Taquari - Univates buscou uma ponte entre o ensino e a extensão, dois dos pilares do fazer universitário, por meio de uma interação entre a sala de aula e a prática social - uma das características do modelo de graduação adotado pela Univates conhecido como Aula+.
Estudantes dos cursos de Economia Criativa - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design -, no componente curricular Estúdio Criativo (ESC), desenvolveram o protótipo de um aplicativo para estimular o interesse de crianças por robótica para o projeto de extensão Robótica Educacional, desenvolvido pela Univates.
Para entender a demanda e propor uma solução, os estudantes realizaram pesquisas e entrevistas para, ao fim, sugerirem o Zig-Zip, um produto que se inspira no Tamagotchi, brinquedo japonês popular nos anos 2000. A solução proposta pelos estudantes do ESC da Univates foi incorporar a robótica nas atividades do projeto por meio de aplicativo no estilo Tamagotchi, no qual os estudantes das escolas pudessem se conectar ao Zig-Zip como um brinquedo virtual para cuidar dele e estender o conhecimento de robótica adquirido no projeto além da sala de aula.
O projeto de extensão Robótica Educacional tem como objetivo promover a utilização da robótica como apoio educacional nas escolas de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari e Rio Pardo, estimulando o engajamento dos estudantes da Universidade nesta temática. Valendo-se de oficinas práticas e aplicadas, o projeto visa a aperfeiçoar as habilidades dos estudantes da graduação e despertar o interesse dos alunos da educação básica pelas ciências exatas e tecnológicas aplicadas por meio de atividades práticas e lúdicas.
Opinião de quem participou
A estudante Flávia Leonhardt Miranda, de Cruzeiro do Sul, foi uma das envolvidas com a atividade. Ela explica que o grupo no qual esteve trabalhou em conjunto e muito em sinergia. O projeto todo foi muito divertido e leve, pois tínhamos um grupo muito ativo e que realmente agarrou nossa concepção, indo até o final, comenta ela, que foi a líder do segmento de colegas que esteve engajado na proposta do Zig-Zip.
Com essa atividade, pude exercer o papel de líder, que sempre me atraiu muito e me fez ver como realmente é estar a frente de um time, pois havia muitas concepções que eu tinha criado que não condizem com a realidade. Neste semestre pude me achar melhor como líder e entender um pouquinho desse processo, e, claro, praticar o trabalho em equipe, detalha ela. Ela também explica que o grupo foi bem assessorado pelo cliente interno, o projeto de extensão. Tivemos contato bem próximo com um dos bolsistas que participa do projeto de extensão, o que possibilitou entender muito bem a dinâmica do público-alvo e construir uma ideia que realmente fosse auxiliar o projeto. Diria que esse foi o fator principal para o desenvolvimento da proposta.
PRODUCT OWNER
Flávia Leonhardt Miranda
Bruna Dienstmann Espíndola
PROJETO DE EXTENSÃO
José Victor Costa Buzatta
IDEATION LEAD
Abimael Santos da Conceição
Jennifer Thais Hermes
Vitoria Kuntz Richter
Nicoli Daiane Ludwig
PRODUCT MANAGER
Caroline Fraportti Girelli
Nadine Bettio Relli
IDEATION TEAM
Igor Pinheiro Brod
Alexandre da Silva Machado
Isabelle de Souza Garcia
Ana Carolina Mesadri
UX/UI TEAM
Marina Sartori Becker
Debora Muller
Leticia Elsenback