Estudante recebe dupla diplomação, pela Univates e pela instituição colombiana Uniminuto

Postado as 17/07/2023 15:08:55

Por Lucas George Wendt

O colombiano Juan Camilo Reyes García é diplomado da Corporación Universitaria Minuto de Dios - Uniminuto, da Colômbia, e realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Vale do Taquari - Univates em 2019B e 2020A, enquanto ainda era estudante na Instituição de origem. Em 2020A ele cursou as disciplinas necessárias para obter a dupla diplomação por meio de um convênio que a Univates tem com a Uniminuto para o curso de Administração de Empresas e, dessa forma, é o terceiro estudante colombiano da Univates a aproveitar essa possibilidade.

Divulgação - Acervo pessoal

Juan Camilo Reyes García

A cerimônia de colação de grau, em gabinete, de Juan Camilo Reyes García foi realizada na sexta-feira, dia 23 de junho, pela manhã. Nela estiveram presentes representantes do Escritório de Relações Internacionais (ERI), da Secretaria Geral, da equipe de Formaturas e o coordenador do curso, professor doutor Gabriel Machado Braido. Reyes García está morando em Portugal e assistiu à cerimônia de lá.

Segundo o professor Gabriel Machado Braido, a dupla diplomação confere um diferencial ao currículo dos diplomados, uma vez que permite que eles exerçam a profissão de administrador tanto no Brasil quanto no exterior. De acordo com ele, ao conceder diplomas aos estudantes colombianos, a universidade está certificando que ambos os cursos desenvolvem as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras. Gabriel também destaca a complexidade envolvida em todo o processo, ressaltando a necessidade de garantir a semelhança entre os cursos, incluindo disciplinas e conteúdos idênticos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Para saber mais

A dupla diplomação, também conhecida como duplo diploma ou double degree, é um programa acadêmico que permite que os estudantes obtenham dois diplomas de graduação ou pós-graduação emitidos por duas instituições diferentes, geralmente localizadas em países distintos.O objetivo da dupla diplomação é proporcionar aos estudantes uma experiência internacional mais ampla, com a oportunidade de estudar em diferentes ambientes acadêmicos e culturais. Dessa forma, eles têm a chance de adquirir conhecimentos específicos de duas instituições renomadas, bem como de se beneficiar das redes de contatos e oportunidades de carreira em ambos os países.

Durante o programa de dupla diplomação, os estudantes geralmente passam um período de tempo em cada instituição participante, completando os requisitos acadêmicos exigidos por ambas. Isso pode envolver a realização de disciplinas, projetos de pesquisa ou estágios em cada uma das instituições. Ao final do programa, os estudantes recebem os diplomas das duas instituições, reconhecendo a conclusão bem-sucedida do programa de estudos.

A dupla diplomação oferece diversas vantagens para os estudantes. Além da ampliação dos horizontes acadêmicos e culturais, o programa proporciona uma vantagem competitiva no mercado de trabalho global, ao ter dois diplomas reconhecidos internacionalmente. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas, adaptabilidade cultural e uma rede de contatos internacionais, o que pode ser valioso para suas futuras carreiras.

Logo ods-4