Diplomada projeta novo centro de atendimento que oferece acolhimento e possibilidades para mulheres vítimas de violência

Postado as 13/07/2023 11:55:44

Por Redação Univates

Divulgação/Univates

Com informações do Grupo A Hora

A arquiteta Camila Immich, formada em 2022/B pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, desenvolveu um espaço inovador de atendimento para mulheres que são vítimas de violência. O projeto, intitulado "Florescer: Centro de Referência e Atendimento à Mulher", foi criado como parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta visa a integrar todos os ambientes necessários para o serviço em um único local.

Sob a orientação da professora Jamile Weizenmann, o trabalho apresenta uma variedade de serviços, desde atendimento policial para registro de boletins de ocorrência e solicitações de medidas protetivas até apoio psicológico e social. Além disso, o centro oferecerá cursos e atividades com o objetivo de promover a reintegração das mulheres no mercado de trabalho.

Um dos aspectos importantes do projeto é o uso do U-glass, um material escolhido para o fechamento da fachada principal da estrutura. Essa opção proporciona maior privacidade dentro do prédio, ao mesmo tempo em que permite a entrada de iluminação natural. "Considerando que o público-alvo do projeto são mulheres em estado de vulnerabilidade, a privacidade e a proteção foram critérios fundamentais durante a elaboração da estrutura", destaca Camila.

A construção do centro segue um formato em "L", criando um pátio interno que promove a socialização e a integração das mulheres atendidas. Todos os ambientes de atendimento estão voltados para esse espaço, enquanto as áreas de circulação são direcionadas para a rua, facilitando o acesso e a segurança.

Outro destaque do projeto são as escolhas de cores, plantas e acabamentos amadeirados, buscando proporcionar maior conforto para as usuárias dos serviços. Esses elementos foram cuidadosamente selecionados para criar um ambiente acolhedor e tranquilo.

O "Florescer: Centro de Referência e Atendimento à Mulher" representa um importante passo na oferta de suporte e assistência para mulheres que enfrentam situações de violência. Com uma abordagem integrada e foco na privacidade e no bem-estar das usuárias, esse centro busca promover a recuperação, a autonomia e a reinserção dessas mulheres na sociedade.

Divulgação/Univates

Logo ods