O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates iniciou suas atividades em 2013. Para comemorar a primeira década de atividades, estão programadas celebrações ao longo dos próximos meses. A primeira atividade foi um jantar de confraternização, realizado no último dia 6. Participaram do encontro professores, estudantes e equipe técnico-administrativa vinculada ao Programa.
Para novembro, está sendo programado um evento, com a possibilidade de participação de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em janeiro de 2024 será realizado o 2º Encontro de Doutorandos, um evento no qual alunos de doutorado dos PPGs discutem seus projetos, com a possibilidade de participação de estudantes de outras instituições.
O mestrado do PPGEnsino teve início em 2013 e o doutorado, em 2016. Desde então, já foram defendidas 159 dissertações e 46 teses, ou seja, o Programa já titulou cerca de 220 pessoas ao longo da primeira década de atividades. No Mestrado Interinstitucional ofertado em parceria com o Centro Universitário AGES (UniAGES), de Paripiranga, na Bahia, foram tituladas 14 pessoas desde 2018. Atualmente o PPGEnsino tem 36 estudantes no mestrado e 48 no doutorado, e outros 12 na modalidade de Projetos de Cooperação entre Instituições (PCI), totalizando 96 estudantes matriculados. O Programa tem nota 4 na Capes.
Na imagem, o primeiro doutor titulado pelo PPGEnsino Diógenes Gewehr.
Proporcionar a qualificação da formação docente para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino é o objetivo central do PPGEnsino. Conforme o professor doutor Rogério José Schuck, coordenador do Programa, o PPGEnsino visa a formar profissionais, nas diversas áreas do ensino, que busquem pensar a formação de professores, práticas pedagógicas inovadoras e novos olhares sobre o ensino. Tem por missão o aprimoramento e qualificação no campo científico e tecnológico para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino.