Cerimônia marca premiação do concurso acadêmico “Olhar para a cidade - edição Westfália”

Postado as 12/07/2023 17:08:01

Por Redação Univates

O concurso acadêmico “Olhar para a cidade - edição Westfália”, lançado em dezembro de 2022 pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), desafiou os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição a elaborarem propostas de requalificação urbana e paisagística para o município de Westfália. Os vencedores foram definidos por uma comissão julgadora ainda no mês de maio e, na última segunda-feira, 10, foi realizada a cerimônia de premiação na Casa OASE do município.

O evento contou com a participação dos estudantes, do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e coordenador do Grupo de Ação do concurso, professor Guilherme Osterkamp, e do prefeito Joacir Antônio Docena, entre outros convidados.

As propostas de requalificação urbana e paisagística inscritas no concurso foram baseadas em três locais escolhidos pelo poder público. A proposta dos estudantes Amanda Nicaretta, Bárbara Delazeri, Igor Rodrigues e Luísa Scartezini foi a vencedora. Já a proposta Destaque foi apresentada pela equipe dos estudantes Bruna Becker, Carlos Parisoto, Nícolas Oliveira e William Trindade.

Proposta vencedora

O concurso foi desafiador e, no final, recompensador. Primeira vez que tive contato com uma grande área de projeto, o que foi uma experiência incrível. De início, gerou certa apreensão, mas, com a ajuda do grupo, com opiniões de todos, foi um sucesso. Estes concursos são muito importantes, pois agregam muito na vida acadêmica, na carreira profissional e acredito que, principalmente, no trabalho em equipe.
Igor Rodrigues, estudante.

Para a arquiteta e urbanista da Prefeitura de Westfália, Jaqueline Natasha Möllmann Lautert,  o concurso em parceria com a Univates foi uma experiência muito relevante para o poder público. "O resultado dos trabalhos acabou gerando várias  contribuições e diretrizes para seguir os futuros projetos. Internamente foi muito positivo, pois vários funcionários de diferentes áreas de atuação aqui na Prefeitura deram a sua contribuição ajudando a listar o nosso programa de necessidades. Foi um movimento importante para o município pensar em alguns espaços públicos. Pensar na nossa área central com um olhar diferente, voltado para o futuro", destacou a profissional.

O memorial de atividades desenvolvidas para preparação e realização do concurso também foi apresentado durante o evento. Ao longo de quase oito meses foram realizados levantamento e organização do material base para o concurso, oficinas de assessoramento com os participantes, visitas técnicas à área de estudo e pesquisa com a população.

Saiba mais sobre o concurso

O concurso objetivou incentivar a valorização do espaço público urbano de Westfália, promover o turismo e os potenciais de desenvolvimento econômico sustentável e ampliar a qualidade de vida dos moradores por meio de instrumentos de planejamento. As propostas tiveram como local de estudo e proposições de ideias uma área de 127,2 mil m² no entorno da Prefeitura e do Parque de Eventos de Westfália.

Site oficial do concurso

Redes sociais @olharparaacidade, @semeiaemau, @arqurb_univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-9