O concurso acadêmico Olhar para a cidade - edição Westfália, lançado em dezembro de 2022 pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), desafiou os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição a elaborarem propostas de requalificação urbana e paisagística para o município de Westfália. Os vencedores foram definidos por uma comissão julgadora ainda no mês de maio e, na última segunda-feira, 10, foi realizada a cerimônia de premiação na Casa OASE do município.
O evento contou com a participação dos estudantes, do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e coordenador do Grupo de Ação do concurso, professor Guilherme Osterkamp, e do prefeito Joacir Antônio Docena, entre outros convidados.
As propostas de requalificação urbana e paisagística inscritas no concurso foram baseadas em três locais escolhidos pelo poder público. A proposta dos estudantes Amanda Nicaretta, Bárbara Delazeri, Igor Rodrigues e Luísa Scartezini foi a vencedora. Já a proposta Destaque foi apresentada pela equipe dos estudantes Bruna Becker, Carlos Parisoto, Nícolas Oliveira e William Trindade.
Para a arquiteta e urbanista da Prefeitura de Westfália, Jaqueline Natasha Möllmann Lautert, o concurso em parceria com a Univates foi uma experiência muito relevante para o poder público. "O resultado dos trabalhos acabou gerando várias contribuições e diretrizes para seguir os futuros projetos. Internamente foi muito positivo, pois vários funcionários de diferentes áreas de atuação aqui na Prefeitura deram a sua contribuição ajudando a listar o nosso programa de necessidades. Foi um movimento importante para o município pensar em alguns espaços públicos. Pensar na nossa área central com um olhar diferente, voltado para o futuro", destacou a profissional.
O memorial de atividades desenvolvidas para preparação e realização do concurso também foi apresentado durante o evento. Ao longo de quase oito meses foram realizados levantamento e organização do material base para o concurso, oficinas de assessoramento com os participantes, visitas técnicas à área de estudo e pesquisa com a população.
Saiba mais sobre o concurso
O concurso objetivou incentivar a valorização do espaço público urbano de Westfália, promover o turismo e os potenciais de desenvolvimento econômico sustentável e ampliar a qualidade de vida dos moradores por meio de instrumentos de planejamento. As propostas tiveram como local de estudo e proposições de ideias uma área de 127,2 mil m² no entorno da Prefeitura e do Parque de Eventos de Westfália.
Redes sociais @olharparaacidade, @semeiaemau, @arqurb_univates