Univates é apoiadora cultural da 17ª Feira do Livro de Lajeado

Postado as 11/07/2023 17:00:20

Por Natalia Nissen

Com informações de AI da Prefeitura de Lajeado

Neste ano, a Feira do Livro de Lajeado chega à 17ª edição. Suas atividades acontecem entre os dias 16 e 20 de agosto, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz). A programação oficial foi lançada na manhã desta terça-feira, 11, no auditório do Sesc Lajeado, sendo o tema do evento “Literatura é música para os olhos”. Além da exposição e comercialização de livros, a feira contará com encontros com escritores, espetáculos teatrais, mostras pedagógicas, oficinas, rodas de conversa, horas do conto e outras atividades culturais.

A cerimônia de lançamento contou com a presença da vice-prefeita, Gláucia Schumacher; do secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel; das representantes da Secretaria da Educação, Claudia Caumo Leite e Tatiana Linhares; da gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski; da presidente da Câmara de Vereadores, Paula Thomas; do patrono do evento, o escritor Álvaro Santi; e da escritora homenageada, Rosane Cardoso.

Divulgação/Prefeitura de Lajeado

Conforme o titular da Secel, o trecho da rua Borges de Medeiros será fechado para instalação do palco principal da feira. Assim, as atividades artísticas e culturais ficarão concentradas na Praça da Matriz. “Muitas vezes, esses eventos eram realizados em espaços internos mais afastados. Agora vamos integrar ainda mais a programação”, explicou Reckziegel.

A Feira do Livro de 2023 é uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Educação (SED), e do Sesc Lajeado. O evento conta com apoio cultural da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

Univates na 17ª Feira do Livro de Lajeado

Além de apoiadora cultural, a Univates estará presente no evento por meio de atividades especiais e de um espaço institucional. A Rádio Univates FM 95.1 é a rádio oficial da feira e realizará transmissão da programação diretamente do evento.

O projeto Alfabeletrando será apresentado na Mostra Pedagógica das Escolas Municipais e Projetos Vida de Lajeado, que ocorre no Salão Paroquial da Paróquia Santo Inácio de Loyola, das 9h às 17h.

Já o Espaço Univates contará com atividades do projeto Observatório da Literatura Infantil e Juvenil, do projeto Brocante, do projeto Pianos Livres e Troca-Troca de Livros.

Na sexta-feira, 18, às 9h, será realizada uma oficina de Cinema e Literatura, no auditório da Casa de Cultura, voltada a alunos do Ensino Médio. Às 18h, o Grupo Vocal Univates se apresentará no palco principal da feira.

No sábado, 19, os voluntários do projeto de extensão Clown - E Seu Sorrir!? realizam apresentação no palco principal, a partir das 14h. No domingo, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates participa do encerramento do evento, a partir das 17h.

Exposição e comercialização de livros - Praça da Matriz

Quarta-feira: das 9h às 20h