O Programa Educacional de Resistência e Combate às Drogas e Violência (Proerd) formou mais 554 estudantes de Lajeado. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (11), no Teatro Univates, com a presença do comando da Brigada Militar, instrutores do programa, professores e demais autoridades. O diretor executivo da Fundação Univates, professor Junior Roberto Willig, representou a Universidade do Vale do Taquari - Univates no evento.
Alunos do quinto ano de 13 escolas da rede pública ou privada de Lajeado participaram de um total de 10 encontros com um dos três monitores da atividade na cidade. De acordo com a capitã Carmine, coordenadora do Proerd em Lajeado, trata-se de uma ferramenta para reforçar os laços de confiança entre os pré-adolescentes e a polícia.
O bullying é muito abordado, a resistência ao contato com as drogas. São informações importantes em uma fase da vida deles que é de transição, analisa. Os encontros ocorrem durante as aulas, semanalmente. Segundo o cronograma do Proerd, o programa também prevê que o conteúdo seja abordado em casa com a família.
O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. Tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.