Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Graduandos do curso de Direito da Univates participam de atividade prática em Direito Administrativo

Por Lucas George Wendt

Postado em 10/07/2023 11:57:35


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

A atividade de sustentações orais realizada pelos graduandos do curso de Direito matriculados na disciplina de Direito Administrativo da Universidade do Vale do Taquari - Univates proporcionou uma experiência prática valiosa para os estudantes. A ação aconteceu no fim de junho, no Auditório do Prédio 7, e seguiu o rito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), envolvendo a simulação de casos reais já julgados pelo Judiciário em uma Sessão de Julgamento. A atividade foi idealizada pelo professor Maurício Zanotelli para uma turma de cerca de 20 estudantes. Ações como essa são tradicionais no curso de Direito da Univates e também se fundamentam no contexto de prática proposto pelo Aula+, formato de graduação que a Universidade adotou. 

Durante as sustentações orais, os graduandos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o exercício da advocacia e para a prática do direito administrativo. Entre essas habilidades destacam-se o desenvolvimento de argumentos sólidos, o raciocínio jurídico, a dicção, a oratória, a postura, a administração do tempo e a capacidade de fundamentação crítico-reflexiva.

A atividade permitiu que os graduandos experimentassem o processo de apresentação oral de seus argumentos diante de um público e de um painel de avaliadores, simulando uma situação real de sustentação oral em um tribunal. Essa experiência é fundamental para que os estudantes desenvolvam confiança na apresentação de seus argumentos, bem como para aprimorar suas habilidades de comunicação e persuasão.

Divulgação/Univates

Além disso, a atividade também foi uma oportunidade para os graduandos aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos durante o estudo do Direito Administrativo. A teoria fenomenológica do Direito Administrativo envolve a compreensão dos fenômenos jurídicos relacionados à administração pública, sua estrutura, competências, poderes e limitações. Ao aplicar essa teoria na elaboração de seus argumentos e fundamentação crítica, os estudantes puderam aprofundar seu entendimento sobre a matéria e adquirir uma visão mais ampla do Direito Administrativo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar