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Pós-graduação

Três discentes do PPGECE realizaram parte de seus doutorados em Portugal e Colômbia

Por Lucas George Wendt

Postado em 10/07/2023 11:57:34


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Em 2021 a Universidade do Vale do Taquari - Univates foi contemplada com uma verba proveniente do Edital 26/2021 – apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio do edital, três doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) realizaram parte de sua formação no exterior e duas docentes do Programa realizaram estágios de pós-doutorado também fora do Brasil. Colômbia, Portugal e Itália são os países envolvidos na articulação internacional que a Universidade desenvolve a partir do fomento à pesquisa possibilitado pelo edital. 

As docentes Marli Teresinha Quartieri e Maria Madalena Dullius e os discentes Maria de Fátima Antunes, Marglis Rech e Carlos José Ferreira Soares realizaram estudos relacionados ao projeto “Lesson study: possibilidades para fomentar conexões matemáticas na Educação Básica”, que tem como objetivo investigar, por meio da metodologia Lesson Study, práticas pedagógicas que possibilitem ao estudante produzir conexões matemáticas, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem. Além de Marli e Maria, a pesquisa também tem o envolvimento da pesquisadora do PPGECE Ieda Maria Giongo. 

Divulgação/Acervo pessoal



Diversidade de experiências 

O doutorando Carlos José Ferreira Soares, de Tefé, no Amazonas, esteve em Portugal de janeiro a março de 2023. Em Portugal, o pesquisador foi orientado pela professora Susana Paula Graça Carreira, da Universidade de Lisboa. Sua pesquisa de doutorado é sobre tarefas investigativas e metacognição no estudo de derivadas. Soares observa que a experiência “foi importante para minha formação pela oportunidade do contato com outras práticas pedagógicas e troca de experiências com profissionais de outra cultura. Para minha pesquisa foi essencial porque tive a oportunidade de aprofundar a fundamentação teórica e os significados da investigação matemática, pois as discussões realizadas durante as orientações da professora Susana foram fundamentais para a reformulação do problema de pesquisa e objetivos, e também para o entendimento da estrutura de uma tarefa de cunho investigativo”. 

Já Maria de Fátima Nunes Antunes, de Sinop, no Mato Grosso, também doutoranda, esteve em Pasto, na Colômbia, sob a orientação do professor Hilbert Blanco. No Brasil ela é orientada pela professora Ieda Maria Giongo e coorientadora pela professora Francisca Melo de Agapito. Sua pesquisa refere-se à experiência visual da pessoa surda, ligada à sua própria cultura, por meio de uma abordagem etnomatemática. Maria analisa o ensino da geometria espacial mediante o uso do GeoGebra como uma Tecnologia Assistiva (TA), num contexto em que participam estudantes surdos e não surdos realizando as mesmas tarefas. 

Os participantes da pesquisa foram professores que atuavam com estudantes surdos nos anos iniciais. Entre eles havia professores surdos, incluídos, de duas escolas públicas, localizadas em Guarantã do Norte, ambas em Mato Grosso. 

O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições pedagógicas da metodologia de Estudos de Aula em seus entrecruzamentos com o campo da etnomatemática e o uso do GeoGebra como uma Tecnologia Assistiva para estudantes surdos. Como resultado da tese, será criado um produto educacional em forma de vídeo que mostra o movimento da metodologia do Estudo de Aulas em suas respectivas tarefas de Geometria, tanto em Libras/Português como em Língua de Sinais da Colômbia (LSC)/Espanhol. 

Reprodução/Wikimedia Commons

Localização de Sinop no mapa do MT

Maria coloca: “com essa experiência, pude vivenciar outra cultura, aprender a língua de sinais da Colômbia, aperfeiçoar o espanhol. Também convivi diretamente com um estudante surdo do curso de matemática da Universidade de Nariño, juntamente com a sua intérprete de sinais e a comunidade surda de Pasto, sob a orientação do professor Dr. Hibert Blanco Álvarez. Acredito que o produto educacional em forma de vídeo poderá ser utilizado a nível mundial, visto que ficará acessível a todos os idiomas, por meio de legendas. Com certeza, estamos avançando, no Brasil, na Colômbia e no mundo, nos estudos voltados ao ensino de surdos e à etnomatemática”.

O que é a Lesson Study? 

A Metodologia Lesson Study (Estudos de Aula), que é a ênfase que permeia os trabalhos, é uma abordagem pedagógica de origem japonesa que busca melhorar a qualidade do ensino por meio da colaboração e reflexão entre professores. Essa metodologia envolve o trabalho em equipe de professores que planejam, observam e analisam juntos uma aula, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica.

Durante a Lesson Study, um grupo de professores escolhe um tema de estudo e elabora uma aula considerando esse tema. Em seguida, um dos professores aplica a aula em sala de aula, enquanto os demais observam e registram notas sobre a aula e o desempenho dos alunos. Após a aula, o grupo se reúne para discutir e analisar os resultados, com o objetivo de identificar pontos fortes e áreas de melhoria na aula e na prática pedagógica em geral.

Com base nessas reflexões, os professores aprimoram a aula e, se necessário, a reaplicam em sala de aula para verificar se as mudanças propostas levaram a uma melhoria no desempenho dos alunos. O processo de planejamento, observação, análise e aprimoramento da aula é repetido várias vezes até que se atinja um nível satisfatório de qualidade.

A Metodologia Lesson Study é considerada uma forma eficaz de desenvolvimento profissional de professores, uma vez que promove a reflexão, colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas bem-sucedidas. Além disso, a metodologia também pode melhorar o desempenho dos alunos, uma vez que busca aprimorar a qualidade do ensino.

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