Univates participa de reunião para tratar o Bicentenário da Imigração Alemã no RS

Postado as 07/07/2023 17:13:45

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

O Governo do Estado promoveu a primeira reunião geral da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, dia 4 de julho, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das dezenas de instituições convidadas para a comissão que conta com órgãos e secretarias de Estado, consulados, associações, entidades públicas e privadas e outras instituições de ensino. A reunião contou com a participação da funcionária Ana Luísa de Mattos Reckziegel, representando o setor de Cultura e Eventos da Universidade.

O ano do Bicentenário tem início em 1º de janeiro de 2024 e termina em 31 de dezembro de 2024. O marco principal é 25 de julho, data oficial do início da imigração.

Pronunciamentos

Nessa primeira reunião, a diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do RS, Cláudia Mara Borges, lembra que o destaque do bicentenário para o setor é o lançamento da rota turística germânica. "É um grande produto que envolve diversas localidades e vamos apresentar isso para o mercado. Tenho certeza que será um legado importante e vai fazer com que os visitantes queiram conhecer a tradição e cultura alemã que também compõe o povo gaúcho", ressaltou.

Para a secretária da cultura em exercício, Gabriela Meindrad, a celebração do Bicentenário é um desafio importante que une diversas secretarias. “Temos trabalhado fortemente nesse tema, que é um desafio e que une mais de 50 representantes e diversas secretarias engajadas. Esse elo de gastronomia, música, indústria e desenvolvimento ganha importantes colaborações que são trazidas pelos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. O Governo celebra diversas étnicas, nós valorizamos todas elas e essa comissão que preside os trabalhos é prova disso”.

Já o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, destacou que “para além da colonização alemã, a Secretaria tem trabalhado com muito afinco a pauta migratória. Nosso Estado deve seguir sendo um local acolhedor, próspero e que oferece oportunidades para quem busca, aqui, um lugar melhor para viver, fortalecer laços e criar raízes”.

A organização dos preparativos foi saudada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Juntos vamos organizar, da melhor forma possível, a celebração dessa história que está enraizada no nosso Estado e que ajudou muito no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nosso Estado é muito acolhedor e formamos uma sociedade com várias crenças, etnias e uma grande diversidade”.

O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Mário Ikeda, participou da primeira mesa. Ele colocou as forças de segurança do Estado à disposição das festividades do bicentenário.

Presente na ocasião, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, agradeceu pela importância dada aos 200 anos da imigração. “O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a homenagear oficialmente essa data que une nossos dois países. Valorizamos que o estado celebre oficialmente o bicentenário, pois esse gesto estreita ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha”.

O evento

Com o objetivo de reunir esforços e gerar iniciativas proveitosas para toda a sociedade, a comissão oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, criada pelo Decreto 56.110/2021, realiza uma série de reuniões setorizadas. Já houve encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, a fim de prospectar a programação do bicentenário.

Além da Univates, compõem a comissão as seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unisinos, PUCRS, Unijuí, Feevale, UniRitter, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Ulbra e Faculdades Integradas de Taquara.

Logo ods