O 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, um dos eventos mais prestigiados da área da Publicidade, abre suas portas para a participação de estudantes de Publicidade e Propaganda e de outros cursos de diversas instituições de ensino. Estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates estiveram dentre os presentes na última edição, que aconteceu entre os dias 7, 8 e 9 de junho. Participaram as universitárias Júlia Berteli, Maísa Priori, Manuela Faleiro e Stefani Figueiredo.
Os estudantes, oriundos de diferentes partes do país, tiveram a chance de vivenciar de perto a atmosfera do festival e participar de atividades exclusivas voltadas para a área de Publicidade e Propaganda. Workshops, palestras e mesas-redondas foram organizados especialmente para eles, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e a troca de experiências com profissionais reconhecidos do ramo.
De acordo com o coordenador dos cursos de Comunicação da Univates, o Festival é uma oportunidade para que nossos estudantes possam compreender as tendências no mercado de comunicação. Foram três dias de imersão com especialistas e influenciadores do mercado, que abordaram temas relevantes, como as perspectivas e novos campos de trabalho, branding, conteúdo, entre outros, todos voltados à inovação na área da comunicação.
A participação dos estudantes de Publicidade e Propaganda no Festival Internacional de Gramado também abre portas para networking. A presença de profissionais renomados da área proporciona um contato direto com aqueles que estão no mercado publicitário, estimulando conexões importantes para o futuro profissional dos participantes. A experiência no festival é uma imersão no universo da publicidade e propaganda. Os estudantes puderam absorver as tendências, inovações e técnicas mais recentes do setor.
Para a estudante Júlia Berteli, uma das que esteve em Gramado, o evento foi motivador. Me inseri em um ambiente cheio de criatividade e inovações, o que é importante para mim que estou iniciando o curso e ainda não estou inserida no mercado de trabalho na área de publicidade, comenta ela.
Em geral, achei todos os painéis muito importantes e com assuntos que estão em alta e precisam ser discutidos. No palco falaram pessoas importantes, como o diretor de marketing da Magazine Luiza, o líder de marketing do TikTok e a empresária e influencer Bianca Andrade, que são grandes inspirações. A atividade de que mais gostei foi a oficina com os redatores da Rede Globo sobre Storytelling de Trailer, chamada Promo a Propaganda do Conteúdo. Esse assunto me interessa muito, me deu grandes insights e estimulou minha criatividade.
A jovem avalia que essa atividade também tem impacto na sua formação. Como acadêmica do curso de Publicidade, acho muito importante participar desses eventos para entender melhor o mercado de trabalho atual, ter novas ideias e também trocar experiências com outras pessoas.