Estudantes do curso Técnico em Processos Fotográficos retratam crianças da Apae de Lajeado

Postado as 07/07/2023 09:07:46

Por Natalia Nissen

Estudantes do curso Técnico em Processos Fotográficos da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizaram um ensaio fotográfico com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado. A proposta partiu do professor Luiz Eugênio Gressler, que ministra a disciplina de Fotografia Publicitária.

De acordo com o professor, o objetivo do projeto foi conectar os alunos com um cliente real e produzir uma sessão de retratos nos estúdios fotográficos da Universidade. O desafio era criar fotografias mais sofisticadas, diferentes dos retratos óbvios. A turma foi dividida em dois grupos e o resultado dos trabalhos foi apresentado na noite de segunda-feira, 3, na Univates.

Os alunos que participaram da iniciativa compartilharam suas experiências e destacaram como foi o processo de produção das fotos. Para eles, fotografar crianças é sempre desafiador e, no caso de pessoas com deficiência, é ainda mais importante entender e respeitar o tempo de cada uma, e deixá-las à vontade para serem registradas com naturalidade.

Ser parte do projeto foi uma experiência única. As famílias e as crianças tornaram o ensaio de fotos em um momento descontraído, mas também cheio de aprendizados. Fotografar o momento como ele é, sem poses ou movimentos planejados, é uma das partes mais bonitas da fotografia. Acredito que o resultado foi uma mera demonstração da singularidade e sensibilidade de cada criança.
Luísa Micaela Dullius, aluna do curso Técnico em Processos Fotográficos.

Conforme a coordenadora do curso, professora Elise Bozzetto, ensinar a técnica da fotografia é fácil, mas, para se obter uma boa imagem, é preciso ter sensibilidade. "Isso é algo que se constrói e que depende de conexões com as pessoas. É muito bacana ver o desenvolvimento e o exercício dessa sensibilidade nos alunos. Ficamos muito felizes com esses resultados", valorizou Elise.

A apresentação também contou com a presença de algumas das crianças fotografadas e seus familiares, da diretora da Apae, Ana Paula Rech, e da diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, professora Edi Fassini.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Bruna Zanetti, Bruno Conti Treviso, Cassiane Thomas Guedes da Luz, Giuseppe Giovanella, Luísa Micaela Dullius, Natan Cauê Louzado Camargo, Roberta dos Santos de Aquino, Robson Lenz, Társis Wolter Trentini e Vinícius Alan Mallmann.

Logo ods