A integração entre teoria e prática no ensino tem sido um desafio constante para as instituições de Ensino Superior. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no contexto do Programa Aula+, uma prática pedagógica inovadora foi desenvolvida no componente curricular "Ferramentas Matemáticas e Aplicações", atividade que despertou o interesse dos estudantes de Engenharia. O componente curricular é ministrado pela professora doutora Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, que também atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, no qual desenvolve pesquisas voltadas ao ensino da matemática.
O objetivo da prática idealizada pela docente para a turma era explorar o cálculo diferencial e integral em situações reais relacionadas à confecção de calçados. Os alunos foram desafiados a aplicar técnicas de análise e modelagem para resolver problemas práticos, utilizando ferramentas digitais e bases de informação. Além disso, a prática buscava desenvolver habilidades de raciocínio lógico, crítico e analítico, fundamentais para o sucesso em suas futuras carreiras de engenharia.
Divididos em grupos, os alunos receberam um pé de um par de sapatos e um pedaço de couro residual de uma indústria calçadista. O desafio era reproduzir uma parte do calçado, sem cortar o sapato original, utilizando o pedaço de couro fornecido. Com o auxílio de papel milimetrado e um plano cartesiano, eles coletaram cerca de 20 pontos (pares coordenados) para representar o contorno da peça.
Em seguida, os alunos utilizaram o software Excel para obter um modelo matemático que representasse a curva da peça. Por meio do conceito de integrais definidas, presente na ementa da disciplina, eles calcularam a área da peça de couro. O entusiasmo dos alunos era evidente, e eles se envolveram ativamente na discussão e no cálculo, tanto de forma manual quanto com o auxílio de softwares como o Symbolab, para validar os resultados encontrados.
Durante todo o processo, os alunos registraram as etapas realizadas por meio de escrita e imagens, documentando suas descobertas e aprendizados ao longo do trabalho. A prática evidenciou que a aula é muito mais do que uma simples transmissão de conhecimento. É um espaço de criação, experimentação e conexão entre o sujeito e o mundo, descreve a docente Marcia.
Essa abordagem pedagógica, alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias e com a proposta do Programa Aula+, proporcionou aos alunos uma experiência de aprendizagem enriquecedora, em que puderam vivenciar a matemática de forma prática e aplicada ao mundo real. Ao unir a teoria matemática à confecção de calçados, essa prática exemplifica a importância da interdisciplinaridade e da conexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão, complementa a professora.