O município de Bom Retiro do Sul realizou o Fórum Municipal de Cultura, Patrimônio Arquitetônico e Memória no dia 22 de junho. O evento contou com a participação da comunidade regional, representantes da Universidade, do arquiteto e urbanista Renato Savoldi, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), do prefeito Edimilson Busatto, além de diversas autoridades.
No evento foi apresentado o resultado do trabalho em torno do tema do patrimônio cultural no município; a divulgação da pesquisa cultural realizada com a comunidade local; a entrega oficial da Carta Patrimonial e Cartilha de Educação Patrimonial referente ao projeto Patrimônio Vivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates e o lançamento da Cartilha Pedagógica História de Nossa Terra Bom Retiro do Sul, de autoria das professoras Dalva Rocha de Souza e Maria Delci Klunck.
Cartilha
O instrumento de educação patrimonial é uma realização conjunta de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e de convidados voluntários. O documento reúne croquis de exemplares de patrimônio arquitetônico edificado em Bom Retiro do Sul relevantes para o município, como: casarões, igrejas e demais construções de valor histórico, os quais foram redesenhados voluntariamente pelos colaboradores.
Com o instrumento pronto, objetiva-se realizar ações nas escolas de Ensino Fundamental do município buscando envolver os estudantes e jovens bom-retirenses com a cultura local e com o reconhecimento do patrimônio edificado. De acordo com o coordenador do projeto, professor Jauri dos Santos Sá, essa iniciativa é de extrema importância e reflete o árduo trabalho da equipe em valorizar a cultura das comunidades no Vale do Taquari.
Ebook
Foi realizada também a entrega oficial do e-book Vivências extensionistas no município de Bom Retiro do Sul/RS referente ao trabalho realizado pelo projeto de extensão Patrimônio Vivo, da Univates, durante 2021 e 2022. O material serve como instrumento de educação patrimonial para ser utilizado nas escolas. A produção do e-book envolveu, através de ações de educação patrimonial, a comunidade local e os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. As atividades do projeto também estão relacionadas às práticas de curricularização da extensão promovidas pelo componente curricular Arquitetura e Patrimônio e possibilitam o desenvolvimento acadêmico em estreita relação dialógica com a comunidade.