Discussão sobre extensão e território integra a programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates

Postado as 30/06/2023 17:45:07

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Como parte do VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, evento realizado na Universidade do Vale do Taquari - Univates, na manhã desta sexta-feira, 30, aconteceu uma roda de conversa sobre o tema dos impactos da  extensão e território. A roda de conversa reuniu representantes da comunidade regional e comunidade universitária envolvidos nas ações dos projetos de extensão da Univates.

Estiveram presentes

VILSE SANTOS DA SILVA e JULCI DOS SANTOS - Representantes do Lar de Idosos Tabita;

DANIELE BAPTISTA MARTINS E LUCIANE ARAÚJO DORNELES - Participantes do Projeto Habitar Bem;

ETIANE PEREIRA MOREIRA - Representante do Presídio Estadual Femino de Lajeado;

LUCAS ANDRÉ GRAHL DA SILVA - Representante da Casa Memorial Casa Memorial Marlise Schneider, em Forquetinha;

FABIANA CAMARGO e CASSIANE GIOVANELLA - Representantes da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente SLAN;

LI WEN WANG - Participante do Projeto Vem prá cá

Divulgação/Univates

Conforme a professora Merlin Janina Diemer, coordenadora pedagógica do setor de Extensão Acadêmica da Universidade, “este foi um momento importante para a extensão da Univates, uma vez que um dos nossos objetivos é compreender a sua potência e o quanto ela impacta no território. A Univates é uma Instituição comunitária e fazer esse movimento de trazer a comunidade para a Instituição e ouvi-la é tão importante quanto nós irmos ao encontro dela. A extensão é o diálogo entre os sujeitos e nesta manhã de sexta, ouvimos histórias de vidas. Foi emocionante”.

Saiba mais

A Univates se refere à extensão universitária como um processo de interação direta e mútua com a comunidade, que busca tornar o conhecimento mais acessível. Esse processo é consolidado como uma forma de comunicação com diversos grupos, por meio de cursos, eventos, serviços e projetos de extensão, que podem estar vinculados ou não a programas específicos. Através da extensão acadêmica, que está ligada ao ensino e à pesquisa, ocorre a construção de conhecimentos a partir do diálogo entre a universidade e a comunidade. A extensão proporciona a troca de saberes entre a academia e a população, beneficiando tanto a comunidade quanto os estudantes, e contribui para a formação dos alunos e o desenvolvimento das comunidades parceiras.

Divulgação/Univates

O setor de Extensão Acadêmica é responsável por fornecer suporte para a realização dos projetos de extensão e sua integração ao currículo, desempenhando funções administrativas para auxiliar bolsistas e professores em suas atividades diárias, assim como representando a área em diversas instâncias e conselhos da instituição. Suas responsabilidades incluem coletar informações e dados sobre as atividades de extensão para relatórios institucionais, além de auxiliar na organização dos eventos extensionistas dos cursos de graduação, como parte da proposta educacional Aula+, e dos cursos de graduação na modalidade EAD, oferecendo orientações aos docentes sobre a dinâmica das ações e os registros necessários.

No ano de 2022 estavam em andamento 34 projetos de extensão institucionalizados, aprovados por meio de editais internos. Cerca de 260 entidades foram abrangidas em ações; 470 é o número de professores, bolsistas e voluntários que realizaram atividades para cerca de 13 mil pessoas (contabilizando 24 mil participações).

Logo ods-4