A professora Joana Bucker, que atua no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve recentemente na Índia, participando do Youth 20 (Y20). O evento é um fórum de consulta oficial para jovens e especialistas dos países do G20, para que possam dialogar uns com os outros.
O Y20 visa incentivar os jovens enquanto futuros líderes, para aumentar a conscientização sobre questões globais, compartilhar ideias, dialogar e alcançar consenso. O evento aconteceu no National Institute of Mental Health and Neuro Sciences (NIMHANS) Convention Center, em 23 e 24 de junho de 2023, na Índia.
O evento Y20 visa reunir jovens interessados em várias disciplinas e facilitar a discussão em torno dos subtemas relacionados à saúde mental, bem-estar e esportes e também incentivar os jovens, como futuros líderes, a aumentar a conscientização sobre questões globais, compartilhar ideias, se envolver em diálogo e chegar a um consenso. Nesse contexto, a docente foi convidada para as consultas do Y20 sobre o tema "Saúde, bem-estar e esportes".
Durante o evento, a docente participou de um painel de discussão com o título: "Youth behaviours & mental health (including addiction & neurodivergent issues)", em Português Comportamentos juvenis e saúde mental (incluindo dependência e problemas neurodivergentes).
Neste painel eu falei sobre os trabalhos que eu venho desenvolvendo na última década sobre o tema: trauma na infância e prejuízo cognitivo. Nele eu abordei resultados de algumas pesquisas que eu realizei na última década, com foco principal nos prejuízos relacionados ao trauma na infância e seu profundo impacto na cognição e na saúde mental, explica a docente.