Workshop no curso de Arquitetura e Urbanismo promove reflexão sobre a inteligência artificial

Postado as 26/06/2023 15:17:26

Por Lucas George Wendt

Reprodução

No âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, os professores Guilherme Osterkamp e Vagner Wojcickoski desenvolveram uma atividade no Atelier Integrado 8, um componente curricular ligado ao programa Aula+, com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre o tema da inteligência artificial (IA) por meio de uma abordagem prática. Essa atividade ocorreu na segunda-feira, dia 19.

O Atelier Integrado 8 é uma disciplina que se dedica ao desenvolvimento de projetos de arquitetura e requalificação urbana de maior complexidade, além do desenvolvimento de estruturas especiais. Nesse contexto, os professores conduziram um workshop com os estudantes focado na geração de imagens conceituais utilizando IA. O objetivo principal foi criar paisagens urbanas para um projeto acadêmico. Os resultados obtidos no workshop permitiram uma reflexão sobre o papel das IAs no processo de projeto na área da arquitetura.

Essa iniciativa proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar as possibilidades da IA no campo da arquitetura, evidenciando como essa tecnologia pode ser incorporada ao processo criativo de projetos arquitetônicos. Ao utilizar a IA para gerar imagens conceituais, os estudantes puderam visualizar diferentes perspectivas e soluções para a construção de paisagens urbanas, estimulando assim a reflexão sobre o uso dessa tecnologia no contexto profissional.

Esse tipo de atividade demonstra o compromisso da Universidade em proporcionar aos estudantes uma formação atualizada e alinhada com as novas ferramentas de trabalho, permitindo-lhes explorar novas abordagens e tecnologias que têm o potencial de transformar a prática da arquitetura. Ao promover a reflexão sobre a IA, os docentes contribuem para que os futuros profissionais da área estejam preparados para lidar com as inovações e desafios do campo da arquitetura urbana no século XXI.

Logo ods-4