Professor da Univates será tutor de curso de especialização da Fiocruz

Postado as 26/06/2023 15:17:25

Por Lucas George Wendt

Artur Dullius

O professor doutor Maurício Teixeira, do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi selecionado para participar de uma tutoria no curso de “Especialização Gestão em Saúde” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Durante o processo de seleção, que ocorreu no último semestre, o professor obteve o quinto lugar entre docentes de todo o Brasil. Ele é o único entre os dez selecionados que não possui vínculo ativo com a Escola Nacional de Saúde Pública.

Entre os dias 26 de junho e 4 de agosto de 2023, ocorre a primeira parte do curso, denominada “Formação Pedagógica para Docência em Educação a Distância”. Essa etapa é destinada à formação inicial para o exercício da docência e é uma condição essencial para atuar em cursos na modalidade EAD da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz.

O curso será oferecido em cinco polos: São Luiz/MA, Beberibe/CE, Cedro/PE, Conceição da Barra/ES e Foz do Iguaçu/PR. O  objetivo é qualificar profissionais da área da saúde nas competências essenciais da gestão de serviços. Entre as habilidades abordadas estão a compreensão da política de saúde no Brasil, a análise das necessidades, a gestão da logística de suprimentos, a coordenação de programas e equipes, bem como a avaliação de práticas de saúde. Com duração prevista de um ano, o curso inclui dois encontros presenciais e demais atividades no formato EAD.

A formação ministrada por Teixeira iniciará no final de agosto e leva em consideração a experiência prévia dos alunos tendo como objetivo proporcionar aos profissionais que atuam nos serviços de saúde a apropriação de ferramentas de gestão. Essas ferramentas visam a melhorar a organização e a estruturação dos processos de trabalho cotidianos, bem como a identificar possíveis problemas e soluções que levem a um melhor desempenho dos serviços de saúde.

Para a Univates, essa oportunidade representa mais um passo para estreitar as relações com a maior escola de Saúde Pública do mundo e qualificar seu corpo docente.

Logo ods