Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciências Exatas, Extensão

Projeto educativo alertará sobre malefícios do cigarro eletrônico valendo-se de protótipo robótico de pulmão simulado

Por Lucas George Wendt

Postado em 22/06/2023 12:25:55


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Ana Amélia Ritt

Com informações do Consórcio Sthem Brasil 

Um projeto idealizado pelas professoras Maria Claudete Schorr e Grasiela Kieling Bublitz, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, durante uma formação realizada pelo Consórcio Sthem Brasil - Consórcio de IES Brasileiras e Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – Laspau, afiliado à Universidade de Harvard, foi selecionado recentemente para receber verba e ser aplicado. O projeto das docentes é o único do Sul do Brasil a ser contemplado. 

No total são 17 professores, de 11 instituições de ensino superior consorciadas, que apresentaram projetos e foram contemplados no âmbito do que é conhecido como “Projeto PADF nas Escolas” - parceria do Sthem com a Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF) e a Boeing. A iniciativa envolve professores e alunos de escolas públicas do ensino médio e fundamental. 

A iniciativa será executada no segundo semestre de 2023 e seus resultados serão apresentados no final deste semestre para os organizadores do Sthem - Brasil que atuam com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).  

O projeto apresentado pela dupla da Univates também é integrado pelos docentes Luciele Martins Gonçalves Descovi e Audrei Pavanello. Foi desenvolvido em conjunto por três Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil: Faccat, Unicesumar e Univates. O público abrangido na proposta dos docentes são alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Águas Claras (Três Coroas/RS), Lar da Menina (Lajeado/RS) e Instituto Nacional de Maringá (Maringá/PR). O Sthem é patrocinado pela Boeing, o que possibilitará o recebimento de verba por todos os projetos aprovados para a compra de 10 kits para a construção dos protótipos.

O projeto educativo inovador tem como objetivo conscientizar sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico. Durante a execução do projeto, os alunos irão construir um protótipo robótico que simula um pulmão e reproduzir os efeitos nocivos da fumaça do cigarro eletrônico quando inspirada.

O projeto tem como propósito educar os jovens sobre os perigos associados ao uso do cigarro eletrônico, especialmente entre os adolescentes, que são um grupo vulnerável a essas práticas. O protótipo robótico desenvolvido pelos estudantes permitirá uma experiência mais realista e impactante ao demonstrar os efeitos prejudiciais que a inalação da fumaça do cigarro eletrônico pode causar aos pulmões.

Divulgação/Univates

“Nós trouxemos para as escolas uma questão motivadora: quais são as condições que afetam a saúde do sistema respiratório com o uso do cigarro eletrônico e como vincular essa proposta às competências da BNCC. Nós vamos atender, na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, meninas vulneráveis dos nove aos 15 anos do Lar das Meninas”, detalha Maria Claudete Schorr. “Escolhemos um público feminino para a execução do projeto tendo em vista a pouca representatividade deste público nas áreas das ciências exatas. Além disso, a Boeing, patrocinadora do projeto, incentiva fortemente a formação de meninas nessas áreas."

Já Audrei Pavanello acrescentou que, “no Instituto Nacional de Maringá, serão trabalhadas com os alunos questões relativas às áreas de Ciências da Natureza e Biológicas (Fisioterapia, Medicina e Biologia) com as áreas de Exatas (Matemática, Engenharias da Computação e de Software)”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar