No dia 2 de junho, a equipe do Instituto BRF (IBRF) visitou o Ambulatório de Reabilitação Física Pós-Covid-19 da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O recurso subsidiado pelo Instituto permitiu a realização de 707 atendimentos de recuperação de 27 pessoas da região do Vale do Taquari.
Durante a visita, a coordenadora de Investimento Social do Instituto BRF, Gabriele Candido, relatou que foram submetidos mais de 400 projetos para o edital de enfrentamento à pandemia de covid-19 elaborado pelo IBRF, dentre os quais 50 foram contemplados com recursos, sendo somente dois voltados para a reabilitação física ‒ um deles é o projeto da Univates.
Publicação
Os impactos da iniciativa motivaram a elaboração de um e-book, publicado pela Editora Univates, que relata as experiências da equipe do Ambulatório. Os textos foram organizados pelos professores Lydia Koetz Jaeger, Lucas Capalonga e Tania Cristina Fleig e escritos por professores e estudantes da Instituição.
A Univates, por meio de seus cursos da área da saúde, esteve diretamente imbricada nos rumos da pandemia da região, seja mediante a realização de estágios e práticas em espaços de saúde quando a circulação de pessoas ainda era restrita devido à gravidade da pandemia, seja por meio do estudo intenso da realidade daquele momento.
Por meio das ações do curso de Fisioterapia, desenvolveu-se o projeto do Ambulatório de Reabilitação Física Pós-Covid-19, que foi se configurando junto ao cenário pós-covid-19, com seus desdobramentos físicos e emocionais. Relatadas na forma de texto pelos então estudantes e seus professores, as experiências descritas na obra já foram encontros, manejos, manobras, toques, intersubjetividade, estudo, pesquisa e discussão de caso.
Atendimentos seguem
Os atendimentos ainda estão acontecendo e estão disponíveis para interessados. Pessoas que ainda têm sequelas físicas da Covid-19 podem realizar consulta médica em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) de Lajeado e solicitar requisição para entrar no programa de reabilitação da Univates. A equipe da UBS ou ESF encaminhará o pedido para a Secretaria de Saúde do município, que fará contato com a equipe do Ambulatório.
A partir deste ano, o Ambulatório de Reabilitação Física Pós-Covid-19 será subsidiado como um projeto de extensão da Univates, desenvolvido na Clínica-Escola de Fisioterapia, recebendo também pacientes com diagnóstico de doença crônica cardiorrespiratória. Com isso, o Ambulatório pode se tornar referência na reabilitação ambulatorial.
Números do Ambulatório
Em meados de 2021, a ideia do Ambulatório de Reabilitação Física Pós-Covid-19 saiu do papel, sendo a Univates uma das instituições de ensino pioneiras no Estado do Rio Grande do Sul a prestar um serviço especializado de reabilitação pós-covid-19, em especial para a comunidade de Lajeado e do Vale do Taquari.
Até o momento foram realizados, no total (considerando outras modalidades de atendimento realizadas no espaço), 946 atendimentos, sendo 231 realizados em 2021 (entre setembro e dezembro) e 715 atendimentos em 2022. As ações realizadas contemplaram o processo de reabilitação de 24 pessoas diagnosticadas clinicamente, sendo 14 mulheres e 10 homens, com idades entre 42 e 78 anos.