As docentes Marli Teresinha Quartieri e Maria Madalena Dullius, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizaram formações de pós-doutorado em Portugal. A verba para a realização do pós-doutorado é proveniente do Edital 26/2021 apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A docente Maria Madalena Dullius retornou em 19 de maio ao Brasil. A professora Marli Quartieri retorna no dia 4 de julho. Ambas realizaram, em Portugal, atividades na Universidade de Lisboa e na Universidade do Algarve.
As pesquisadoras estão realizando estudos relacionados ao projeto Lesson study: possibilidades para fomentar conexões matemáticas na Educação Básica, que tem como objetivo investigar, por meio da metodologia Lesson Study, práticas pedagógicas que possibilitem ao estudante produzir conexões matemáticas, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem. Além de Marli e Maria Madalena, a pesquisa também tem o envolvimento da pesquisadora Ieda Maria Giongo.
Conforme a professora Marli, os estudos e as experiências que estou tendo aqui em Portugal são produtivas para melhorar tanto a prática pedagógica nas aulas da graduação e pós-graduação como refletem nas pesquisas das quais participo. Além disso, contribuem com atividades de extensão, em particular em repensar a formação continuada de professores.
As experiências internacionais são muito importantes para nós pesquisadores, pois permitem ampliar nossa rede de contatos e parcerias. Esta experiência, para mim, foi diferenciada, pois fiquei vários meses em Portugal, o que permitiu participar de diferentes atividades, como aulas na Universidade de Lisboa, discussões em grupos de pesquisa e atividades de formação de professores. Como resultados destaco um artigo publicado, outro em fase de finalização, trabalho apresentado em evento, nova parceria de pesquisa concretizada, novas possibilidades de mobilidade para nossos estudantes dos PPGs e conhecimentos que irão enriquecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, explica a pesquisadora Maria Madalena Dullius.
Outros trabalhos
Dentre as atividades realizadas pelas docentes em Portugal estiveram a participação no VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE23), que ocorreu, no início de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. As docentes apresentaram trabalhos relacionados às pesquisas em desenvolvimento.
Foi encaminhado um trabalho científico para o evento The 21th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications (ICTMA 21), que será realizado no Japão entre 10 e 15 de setembro de 2023. Além disso, tanto Maria Madalena quanto Marli estão trabalhando na redação de artigos científicos com base nas atividades realizadas no pós-doutorado.
O que é a Lesson Study?
A Metodologia Lesson Study é uma abordagem pedagógica de origem japonesa que busca melhorar a qualidade do ensino por meio da colaboração e reflexão entre professores. Essa metodologia envolve o trabalho em equipe de professores que planejam, observam e analisam juntos uma aula, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica.
Durante a Lesson Study, um grupo de professores escolhe um tema de estudo em que os alunos apresentam dificuldades e elabora uma aula considerando esse tema. Em seguida, um dos professores aplica a aula em sala de aula, enquanto os demais observam e registram notas sobre a aula e o desempenho dos alunos. Após a aula, o grupo se reúne para discutir e analisar os resultados, com o objetivo de identificar pontos fortes e pontos a melhorar na prática pedagógica desenvolvida.
Com base nessas reflexões, os professores aprimoram a aula e, se necessário, a reaplicam em sala de aula para verificar se as mudanças propostas levaram a uma melhoria no desempenho dos alunos. O processo de planejamento, observação, análise e aprimoramento da aula é repetido várias vezes até que se atinja um nível satisfatório de qualidade.
A Metodologia Lesson Study é considerada uma forma de desenvolvimento profissional de professores, uma vez que promove a reflexão, colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas bem-sucedidas. Além disso, a metodologia também pode melhorar o desempenho dos alunos, uma vez que busca aprimorar a qualidade do ensino.
De acordo com a docente Marli, o foco é encontrar, em conjunto, formas de sanar as dificuldades dos alunos em algum conteúdo matemático, promovendo melhorias da prática pedagógica. Portanto, o intuito é, por meio de reflexão e compartilhamento de experiências, melhorar o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos, o que tem impacto direto em sala de aula e também em pesquisas.