Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Audiência pública da Assembleia Legislativa do RS na Univates discutirá o papel das universidades comunitárias gaúchas

Postado as 20/06/2023 14:28:48

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Universidade do Vale do Taquari - Univates sedia, na segunda-feira, dia 26 de junho, a segunda audiência pública da Assembleia Legislativa tendo como tema os desafios das universidades comunitárias. O encontro ocorre, a partir das 10h, no Auditório do Prédio 7. Tem como proponentes o deputado estadual Rafael Braga, presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa, e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). 

Espera-se a participação de autoridades políticas locais, representantes de entidades de classe, membros da comunidade estudantil e a comunidade em geral no evento. A audiência na Univates marca a segunda etapa de uma série de 12 encontros que ocorrerão nas demais universidades comunitárias do Estado. 

Durante o evento, o debate será centrado no tema "O Papel das Universidades Comunitárias no RS e a Facilitação do Acesso ao Ensino Superior". O objetivo principal é ressaltar a importância desse assunto, proporcionando a diversos agentes da sociedade a oportunidade de apresentarem suas percepções e propostas.

As pautas prioritárias do Comung são o cumprimento do Artigo 201 da Constituição Estadual, que prevê aplicação de 0,5% da receita líquida dos impostos próprios do Estado em ações de fomento ao Ensino Superior, a criação de políticas públicas de acesso e permanência de estudantes e a criação de editais específicos para pesquisa e inovação em universidades. 

O evento terá transmissão online por meio deste link (disponível no dia do evento): 

Sobre o Comung

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul constituiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o Consórcio é formado por 14 Instituições de Ensino que abrangem quase todos os municípios do Estado e prestam relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.

As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.

Divulgação

Logo ods-4