Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Serviço de Assistência Profissional em Saúde do Saúde Univates completa 5 anos

Postado as 20/06/2023 09:10:12

Por Natalia Nissen

A Assistência Profissional em Saúde (APS) é um serviço de gestão compartilhada de profissionais para atuação em serviços de saúde, oferecido pelo Saúde Univates para municípios, por meio de convênio com as prefeituras. A APS iniciou suas atividades em maio de 2018, com a prestação de serviços para a Prefeitura de Lajeado e, a partir de 2021, para as Prefeituras de Teutônia e de Arroio do Meio. No ano passado, o serviço passou a gerir a equipe de saúde prisional da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) e, posteriormente, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gressler, no mesmo município. 

De acordo com a gerente administrativa da APS, Caroline Elisa Turatti, 269 pessoas têm vínculo direto com a Fundação Univates. Contudo, cerca de mil pessoas que trabalham na rede de saúde conveniada também são impactadas pelas ações de desenvolvimento realizadas pelo serviço. São profissionais de saúde das mais diversas áreas que compõem equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Atenção Primária (EAP), Secretaria de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros. 

Lucas George Wendt

Entregamos mão de obra qualificada por meio do acompanhamento e desenvolvimento das equipes com um olhar humanizado para o cuidado de quem cuida da saúde na nossa região.
Caroline Elisa Turatti, gerente administrativa da APS.

Na gestão compartilhada com as prefeituras, a APS é responsável pela contratação, gestão e desenvolvimento de equipes de saúde do município, apoio e orientação  aos gestores, além da comunicação interna e ações voltadas à inclusão.

Caroline lembra, ainda, que, no ano passado, foram ofertados cursos a todos os colaboradores das redes de saúde, funcionários do Saúde Univates e concursados dos municípios, com a finalidade de levar conhecimento técnico e qualificação aos serviços de saúde por meio do Programa de Qualificação em Saúde (PQS). 

Em 2023 foram iniciadas as atividades do programa Liderando, que tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos gestores das equipes de saúde do município de Lajeado. Nesta primeira edição, 48 participantes potencializam habilidades e competências para a gestão de suas equipes.

O programa tem como proposta o desenvolvimento contínuo mensal para que as lideranças tenham um espaço seguro para trocar ideias e vivências, explorar materiais teóricos e vivenciar dinâmicas propostas pela psicóloga que conduz esses encontros. Por meio de espaços de escuta e desenvolvimento, o objetivo é promover o autoconhecimento, identificar as principais dificuldades vivenciadas no âmbito da gestão de pessoas e propor ações de desenvolvimento que visam a aperfeiçoar competências comportamentais mais demandadas pelas lideranças.

As atividades ocorrem paralelamente ao programa Saúde em Movimento, voltado para as equipes das unidades de saúde. Este, por sua vez, tem o propósito de estreitar os laços de relacionamento entre as equipes, criando vínculos e fortalecendo ações que proporcionam a criação e a manutenção de ambientes seguros e saudáveis. 

Saiba mais

Informações sobre como contratar os serviços do APS podem ser obtidas no site do Saúde Univates. Interessados em fazer parte da equipe da APS podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5498, ou pelo e-mail contatoaps.saude@univates.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3