Uma pesquisa orientada pela mestranda em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) Lucimara Fiorese foi transformada em artigo e publicada recentemente na Revista Estudo & Debate. A pesquisa é de autoria da técnica em Administração Luana Brandão.
Luana sempre demonstrou interesse em abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) os temas mulheres e trabalho e, com a orientação de Lucimara, ela conseguiu. A orientadora do estudo explica que, como docente, ela entende que, quando um aluno pesquisa sobre uma temática de seu interesse, o estudo flui naturalmente e traz resultados. Quando o tema pesquisado faz sentido para o aluno, o assunto torna-se relevante e de extrema importância, assim como é perceptível nessa pesquisa, conclui Lucimara Fiorese.
Aplicação da pesquisa
Com o objetivo geral de descrever a opinião das mulheres sobre sua inserção no mercado de trabalho na contemporaneidade, considerando as conquistas de espaço, e com os objetivos específicos de analisar o perfil das mulheres, analisar a participação, relatar as dificuldades encontradas e descrever a importância da mulher no mercado de trabalho por uma amostra de mulheres do Vale do Taquari-RS, Luana Brandão utilizou a metodologia de pesquisa descritiva, com procedimentos qualitativo e quantitativo. Por meio desse formato de pesquisa, buscou trazer aspectos comuns e contrastantes sobre a opinião dos sujeitos pesquisados - as mulheres.
A coleta dos dados ocorreu entre 27 de agosto e 07 de setembro de 2020, por meio do Formulário Google, contemplando questões mistas. Para atingir maior número de respondentes em um menor tempo, bem como abranger todas as cidades da região investigada, a divulgação ocorreu por meio das redes sociais da autora do estudo.
Resultados obtidos
A pesquisa obteve 109 respostas, sendo 83% de respostas femininas e 17% masculinas. Como o estudo era exclusivamente sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho considerando a visão feminina, foram desconsideradas as participações masculinas, restando 91 formulários respondidos.
Destacam-se os resultados da pesquisa que demonstram que as mulheres no Vale do Taquari começam a trabalhar muito cedo, normalmente entre os 14 e 16 anos, ou seja, ainda cursando a Educação Básica. Elas atuam, em sua maioria, nas áreas educacionais, administrativas e produtivas, e ainda que lentamente ocupando cargos gerenciais e de diretoria, não se limitando apenas aos trabalhos domésticos.
A pesquisa aponta que as mulheres têm conseguido superar dificuldades e administrar seu tempo a favor de seu crescimento pessoal. Isso apesar de ainda serem alvo de discriminação em áreas predominantemente masculinas, de a maternidade ser percebida como discriminatória na concorrência laboral e de os homens receberem melhores oportunidades de ascensão.
Pode-se dizer que a sociedade está em processo de modernização, diminuindo as barreiras que limitam as oportunidades e qualificações entre os gêneros masculino e feminino, de forma a apresentar oportunidades iguais no ambiente de trabalho, independente do sexo.
Lucimara Fiorese comenta que, ao transformar o estudo em artigo, é possível compartilhar os resultados com outros pesquisadores. Observa que ela e Luana pretendem apresentar os resultados obtidos em eventos da região. Acredito que estudos relacionados às mulheres ecoam em nossa região e divulgá-los traz notoriedade a esse público. Contudo, entendo que lançar um olhar para as mulheres em suas mais variadas faces permite repercutir sua importância nas diversas relações que acontecem entre elas e para elas.