Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado
Uma parceria entre a Prefeitura de Lajeado e o Interarte, projeto de extensão da Universidade do Vale do Taquari - Univates, coloriu o novo espaço multiúso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Bento.
O pátio coberto, que fica embaixo da estrutura do ginásio de esportes, recebeu pinturas relativas ao sistema solar, astronautas e estrelas. A arte foi criada por alunos da Emef e de estudantes voluntários da Univates, vinculados ao projeto de extensão.
As artes foram feitas com tinta, spray e stencil (moldes) para pintura. Os estudantes voluntários da Univates realizaram as pinturas do sistema solar, e as estrelas foram pintadas pelos alunos da Emef.
Segundo a estudante de Medicina, e voluntária no projeto, Andressa Eckert, o projeto de Extensão tem dois eixos de trabalho, sendo um de revitalização de espaços externos, como é o caso da Emef, e outro de modelagem de peças tridimensionais.
O projeto de pintura na Emef iniciou há cerca de dois meses. Trabalhamos conforme a disponibilidade dos voluntários. As pinturas lúdicas foram pensadas junto com a escola para atender ao público que vai utilizar o local, explica Andressa.
Isabelli Schmitz, 13 anos, e a colega Andrieli Deviti da Rosa, 13, do 8º ano, nunca tinham tido contato com spray e tinta e adoraram a experiência.
Foi um pouco difícil no começo. Minha primeira estrela ficou borrada, mas, depois de algumas tentativas, já consegui melhorar a técnica, conta Andrieli.
Novo espaço
A diretora da Emef, Ana Paula Krein, conta que a ideia da escola sempre foi aproveitar essa área já existente na escola para o contraturno escolar e também para atender a necessidade de espaços externos da escola.
Com a reforma vamos conseguir aproveitar um espaço que antes não era usado. Agora o local está quase pronto, colorido e bem iluminado. Será um espaço muito agradável para os alunos aproveitarem, destaca a diretora.
Projeto Interarte
O Interarte é um projeto de extensão da Univates que promove ações extensionistas em torno da arte com comunidades escolares e entidades que acolhem pessoas com deficiências físicas e mentais na cidade de Lajeado e região. As ações ocorrem em dois momentos: capacitação dos estudantes acadêmicos voluntários e oficinas externas realizadas com a comunidade.