Encontro de Extensão do ForExt reúne dirigentes e docentes das IES do Sul do Brasil

Postado as 05/06/2023 15:45:38

Por Natalia Nissen

Nos dias 29 e 30 de maio, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou o Encontro anual da Câmara Sul de Extensão do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ForExt). O evento tem como objetivo manifestar a relação sólida entre as bases formadoras da universidade, além de ser um espaço de articulação, fortalecimento político e socialização dos resultados obtidos em ações de extensão universitária.

O encontro abrange as Instituições dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e é destinado aos dirigentes, professores, técnicos-administrativos e estudantes. Participaram das atividades representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Feevale, Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

A programação contou com a presença da presidente do ForExt e professora na Univille, Yoná Dalonso; da vice-presidente do ForExt e professora na UPF, Adriana Bragagnolo; e da vice-coordenadora da Câmara Sul de Extensão e professora na Univates, Merlin Janina Diemer.

Divulgação

Na abertura do Encontro, a doutora Luciane Pinho de Almeida, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), falou sobre "Crise e transformações na Educação Superior: avaliação, impactos e desafios para a Extensão Universitária no âmbito das IES Comunitárias". A programação também contou com apresentações realizadas pelos grupos de trabalho (GTs) das instituições participantes e da reunião da Câmara Sul de Extensão. Além disso, no evento foi realizada uma atividade HK Lab+ Extensão Universitária, um hackathon com o tema Avaliação da Extensão.

As atividades do Encontro de Extensão do ForExt aconteceram no auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates e em salas de aula temáticas da Univates.

No último turno do evento, ocorreu a socialização das ações extensionistas desenvolvidas pelas IES participantes. O momento foi virtual, com transmissão on-line.

Saiba mais sobre o evento

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4