A pesquisa científica não se faz sem a colaboração, seja ela no próprio processo científico, seja ela da comunidade, que pode contribuir para a ciência fornecendo informações relativas à situações e experiências vividas por diferentes sujeitos, dados relevantes para compor os estudos científicos realizados por estudantes e por pesquisadores.
É comum que, como parte das exigências legais para obtenção de títulos acadêmicos, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, proponham estudos para obtenção de seus graus que demandam a investigação científica em diferentes comunidades e grupos. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, este processo é recorrente.
Doando minutos do seu tempo você auxilia estudantes da Universidade a qualificarem seus estudos. Os dados fornecidos pelos voluntários são coletados a partir da adesão espontânea dos interessados em participar das pesquisas. Algumas delas são realizadas por meio de coleta de informações com questionários, em outros casos, entrevistas. Todos os dados fornecidos pelos voluntários recebem um tratamento que preza pelo anonimato e pelo sigilo.
A coleta de dados é parte do processo de construção dos trabalhos científicos. Depois de gerados os dados, os pesquisadores tratam as informações coletadas e as usam para corroborar ou refutar argumentos. Ao fim do processo, no caso dos trabalhos acadêmicos, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora que certifica o trabalho e a concessão do grau ao estudante.
Confira quais estudos estão aceitando contribuições
Estudante: Bruna Pilz
Curso: Direito
Tipo de pesquisa: TCC
Público-alvo: pessoas interessadas em contribuir
Objetivo: investigar o impacto do pacto antenupcial no casamento e na união estável.
Tempo de participação estimado: 2 minutos
Como contribuir: respondendo ao questionário
Mais informações: bspilz@universo.univates.br
Estudantes: Luis Fernando Rigo e Said Rashad Musleh Ahmad
Curso: Medicina
Tipo de pesquisa: Trabalho de Iniciação Científica
Público-alvo: estudantes universitários maiores de 18 anos.
Objetivo: avaliar o impacto do uso de dispositivos eletrônicos para fumar na saúde de estudantes usuários.
Tempo de participação estimado: 10 minutos.
Como contribuir: respondendo ao formulário
Mais informações: said.ahmad@universo.univates.br ou luis.rigo@universo.univates.br.
Projeto de pesquisa Cognição, Estresse e Trauma (CET) está selecionando pessoas para participar de grupo controle
O projeto de pesquisa Cognição, Estresse e Trauma (CET), vinculado ao vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates está selecionando permanentemente voluntários mulheres e homens que não tenham sofrido violência doméstica como grupo de controle para um estudo que busca avaliar o impacto da violência contra as mulheres perpetrada por parceiros íntimos.
Podem participar pessoas com idade entre 18 e 69 anos, de ambos os sexos. Os participantes não terão custos com a participação na pesquisa e, ao final, receberão uma cartilha com informações referentes à memória e atenção. O grupo aceita o ingresso de voluntárias permanentemente. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail neuropsicologia@univates.br ou pelo telefone (51) 99494-1705 demonstrando seu interesse em participar da pesquisa.