A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) surgiu no final da década de 1960 e é mantida pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc). Nesta terça-feira, 30, representantes da Universidade estiveram em Lajeado para conhecer as instalações da Universidade do Vale do Taquari - Univates e realizarem conexões com os dirigentes locais.
Durante o encontro, destacam-se as características comuns entre essas duas instituições, que atuam no fomento à pesquisa, inovação, extensão e ensino para o desenvolvimento regional. Ambas as universidades compartilham o compromisso de promover a produção de conhecimento e a sua aplicação em benefício das comunidades em que estão inseridas.
Além disso, ambas possuem uma abordagem multidisciplinar, estimulando a interação entre diferentes áreas do conhecimento e fomentando a colaboração entre pesquisadores, estudantes e comunidade externa. Essa troca de experiências é essencial para impulsionar o desenvolvimento regional e promover soluções inovadoras para os desafios da região.
A Univates esteve representada no encontro pela reitora, professora Evania Schneider, e pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Carlos Candido da Silva Cyrne. Pela Unoesc, estiveram na Univates a coordenadora administrativa da Unoesc do campus de Joaçaba, professora Daniela Preschlak; o coordenador geral de Inovação e Empreendedorismo, professor Fábio Lazzarotti; e o responsável técnico pelas obras da Unoesc - Joaçaba, engenheiro Roberto Luiz Diehl.
Saiba mais
A Unoesc tem campi em Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê e Xaxim, além de unidades em Campos Novos, Capinzal, Maravilha, Pinhalzinho e São José do Cedro.