Representantes da Fundação Univates, Hospital Bruno Born (HBB) e Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) visitaram o terreno onde será erguido o novo ambulatório da Fundef a partir desta segunda-feira, 29. A construção deve ser concluída em 12 meses e o lançamento da pedra fundamental será realizado conforme disponibilidade de agenda do governo do Estado.
O presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, destaca que o início da obra consolida uma parceria envolvendo três entidades reconhecidas pelo trabalho em prol das demandas da comunidade desde que foram constituídas.
Segundo o diretor administrativo da Fundação, Júnior Roberto Willig, fazer parte do projeto é uma honra para a Univates especialmente por tratar-se de um passo muito importante para a continuidade e expansão do trabalho realizado pela Fundef.
O presidente da Fundef, Ito José Lanius, afirma que a união dos esforços possibilitará o aumento na capacidade de atendimentos prestados pela Fundef e beneficiará pacientes de todo o Rio Grande do Sul. Atualmente são realizados atendimentos ambulatoriais em diferentes áreas, como odontologia, ortodontia, fonoaudiologia, nutrição, otorrinolaringologia e fisioterapia. "Estamos muito felizes por estarmos concretizando este sonho, algo que não ficou apenas na promessa", diz.
Para o diretor do HBB, Cristiano Dickel, a obra tem uma função social e a parceria deixará um importante legado para a comunidade.
Também participaram da visita o vice-presidente da Fundação Univates, Valmor Arsildo Kappler; o diretor jurídico da Fundação Univates, Álex Sandro Herold; o gerente de Engenharia da Univates, Pedro Israel Pereira; e Fernando Bergesch e Daniel Bergesch, sócios da Privilège Engenharia, empresa responsável pela execução da obra.
A obra
O novo espaço será construído em uma área cedida pela Fundação Univates, no campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates, próximo ao Centro Clínico. O prédio terá aproximadamente 1,4 mil metros quadrados. O projeto foi elaborado pela Univates, que também fará o acompanhamento da obra com sua equipe de Engenharia.
O custo da obra é estimado em R$ 5,624 milhões, com repasse de aproximadamente 70% do valor pelo governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Saúde. O restante será aportado pela Prefeitura de Lajeado.
O HBB permanecerá na retaguarda hospitalar necessária para atendimento ao público, com o centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Fundef destinará os equipamentos e profissionais habilitados para a nova estrutura.