As professoras do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates doutora Jacqueline Silva da Siva e doutora Cláudia Inês Horn, acompanhadas das doutorandas Carine Rozane Steffens, Aparecida Garcia Pacheco e Anne Brito e das mestres recém-formadas Rudimaria Santos e Angelita Santa Rosa Baldani, encontram-se na Itália participando de um grupo de estudo na cidade de San Miniato, na região da Toscana.
A formação, promovida pela Bottega di Geppeto - Centro Internacional de Pesquisa e Documentação sobre a Infância Gloria Tognetti, aborda estudos na área da Infância e da Educação Infantil, contemplando visitação às escolas, diálogo com gestores, educadores e encontro com Aldo Fortunti e Barbara Pagni, dois renomados educadores italianos.
O grupo chegou à Itália em 22 de maio e permanece no país por duas semanas. Além da comitiva da Univates, um grupo de pesquisadores de outras partes do Brasil também está presente. No total são 16 pessoas.
Segundo a doutoranda Carine, a formação irá contribuir para sua atuação profissional e para aprofundar os estudos da tese e do grupo de pesquisa A representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil, possibilitando, também, qualificar as propostas pedagógicas da Educação Infantil na região.
A internacionalização desempenha um papel fundamental na realização de pesquisas na pós-graduação. Ao participar de grupos de estudo e formações no exterior, como no caso das professoras e pesquisadoras da Univates na Itália, é possível ampliar horizontes, ter acesso a novas perspectivas teóricas e metodológicas e estabelecer contato direto com renomados especialistas da área.
Essa imersão em um contexto internacional proporciona um enriquecimento significativo para as pesquisas, permitindo a troca de experiências com pesquisadores de diferentes culturas e o acesso a recursos e infraestruturas específicas do local visitado.
Essa experiência contribui para a qualificação das propostas pedagógicas da Educação Infantil nas regiões de atuação das pesquisadoras aqui no Brasil, possibilitando aprimorar as práticas e promover uma abordagem mais abrangente e embasada teoricamente no contexto da pesquisa sobre a representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil.
Localização de San Miniato/Toscana no mapa da Itália